Etapas da expansão A expansão marítima portuguesa interessava à Monarquia, que buscava seu fortalecimento; à nobreza, interessada em conquista de terras; e à Igreja Católica e a possibilidade de cristianizar outros povos e a burguesia mercantil, desejosa de ampliar seus lucros.
Fatores que motivaram a expansão marítima exploração de metais preciosos para a cunhagem de moedas; investimento financeiro das monarquias nacionais aos projetos náuticos; ... Outro importante fator que corroborou ainda mais para a expansão marítima europeia foi o Renascimento urbano e comercial.
Os principais fatores para a expansão marítima europeia estão na centralização do Estado, na concentração de riquezas nas mãos reais e na disponibilidade de tecnologia marítima.
Resposta. Pois Portugal era geograficamente favorecido por ser banhado pelo Oceano Atlântico, não sofria graves conflitos internos e possuía um rei poderoso e uma burguesia rica. Já a Espanha estava em luta contra os mouros que ocupavam seu território atrasando assim sua busca de novas rotas pelo Oriente.
Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar àsÍndias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico. Os espanhóis financiaram a expedição de Cristóvão Colombo que, em 12 de outubro de 1492, chegou à ilha de Guanaani, acreditando ter encontrado as Índias.
Portugal e Espanha foram os primeiros países a se unificar, de modo que foram os primeiros "países" da Europa. Isto fez com que a burguesia nacional adquirisse um papel de destaque, de modo que foi capaz de reunir capitais que permitiram que investissem pesado em seus "negócios".
portugueses
Os dois grandes pioneiros foram Portugal e a Espanha, tendo a Espanha, em 1492, descoberto a América do Norte e Portugal, em 1500, descoberto a América do Sul. Chegaram, por meio do Tratado de Tordesilhas, a dividir entre si todos os territórios do Novo Mundo.
As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.
Resposta: Os países pioneiros das Grandes Navegações foram Portugal e Espanha, pois estiveram entre os primeiros estados modernos europeus, onde houve o surgimento e fortalecimento da burguesia e do comércio.
Durante os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo oceano Atlântico e também pelo Pacífico e Índico dando início à chamada Era das Navegações e Descobrimentos Marítimos. ...
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.