A doença tem uma fase aguda e outra crônica. Na fase aguda, pode apresentar manifestações clínicas como coceiras e dermatites, febre, inapetência, tosse, diarreia, enjoos, vômitos e emagrecimento.
Existem várias espécies causadoras da esquistossomose, entretanto, no Brasil, essa doença é causada pela espécie Schistosoma mansoni. O homem pode adquirir a esquistossomose através da penetração de larvas na sua pele. Essas larvas recebem o nome de cercarias.
A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.
Eliminados e alcançando a água, os ovos eclodem originando miracídios (2), que medem 0,15 mm, e vão parasitar o hospedeiro intermediário: um caramujo do gênero Biomphalaria (3). No caramujo, o miracídio se desenvolve, dando origem a cercárias (4). Um miracídio pode dar origem a 100.
Resposta: miracidios é a forma larval do parasita,ou seja, inicio do ciclo, e as cercarias , considera-se o verme adulto , a forma contaminante do hospedeiro definitivo.
Significado de Cercária substantivo feminino [Zoologia] Larva de vermes trematódeos, com forma de girino, produzida no molusco hospedeiro por uma rédia. Mais tarde, solta na água, enquista como metacercária, ou penetra ativamente em um hóspede apropriado definitivo.
Significado de Esporocisto substantivo masculino [Botânica] Célula dormente, única, que pode dar origem a espórios assexuais, como em vários mixomicetes e algas. [Zoologia] Receptáculo ou cisto segregado por alguns esporozoários preliminarmente à esporogonia. [Zoologia] Esporozoário enquistado em tal receptáculo.
No corpo do caramujo, cada larva se transforma em milhares de larvas menores (cercárias). As cercárias abandonam depois o caramujo, procurando novamente a água. Estas larvas (cercárias) entram no corpo das pessoas pela pele, quando elas tomam banho, lavam roupa ou simplesmente entrar na água.
Platelminto
A doença- A esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma mansoni, parasita que tem no homem seu hospedeiro definitivo, mas que necessita de caramujos, como B. glabrata,como hospedeiros intermediários para desenvolver seu ciclo evolutivo.
Se tocar num caramujo ou em suas secreções é recomendado lavar bem a região com água e sabão. Além disso, deve-se lavar muito bem as frutas e verduras com água e depois deixa-las de molho durante 10 minutos, totalmente cobertas, numa mistura de 1 litro de água com 1 colher de água sanitária.
Está aí a relação da esquistossomose com o caramujo, pois se as larvas o encontram dão continuidade ao ciclo e liberam novas larvas que infectam as águas e posteriormente os homens, quando esses entram nas águas infectadas(penetram através da pele ou mucosas).
A meningite eosinofílica, também chamada de angiostrongilíase encefálica, é causada pelo parasita Angiostrongylus cantonensis, que pode infectar lesmas e caracóis e infectar as pessoas através da ingestão desses animais crus ou malcozidos ou contato com o muco liberado por eles.
Ao ingerir insetos, os cães e gatos também estão ingerindo muitas bactérias, vírus e alguns vermes. E, consequentemente, acabam se contaminando e desenvolvendo infecções bacterianas e virais. As infecções oriundas da ingestão de insetos atingem principalmente o trato gastrointestinal e o trato urinário.
ADMINISTRAÇÃO: Administrar por via oral, diretamente na boca do animal ou diluído com água ou leite ou ainda misturado ao alimento. Quando diluído ou misturado ao alimento, o medicamento deve ser ingerido imediatamente.