Por praticamente todos os 246 municípios do Estado há festas e cultos religiosos, algumas das quais chegam a misturar fé e folclore. Quase sempre são uma herança da colonização portuguesa e da fé católica. Assim, em cidades como Pirenópolis e Santa Cruz de Goiás têm-se as famosas Cavalhadas.
Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.
Procissões religiosas, novenas, Congada, Catira, apresentações musicais e encenações fazem parte da festa. Essa é uma das cerimônias mais tradicionais do Estado de Goiás. Ela mistura a mais de 260 anos a religiosidade católica com o folclore goiano.
Em solo goiano pulsa um pouco da história dos vários povos que construíram o Estado, dando origem a uma cultura tão rica quanto diversificada. É tudo característico e marcante: o sotaque puxado no “r”, a arquitetura, a culinária, as gírias, as danças e as músicas.
Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim.
Manifestação cultural é toda forma de expressar uma cultura podemos citar como exemplo danças, musicas, vestimentas e até o sotaque de tederminado povo ou região.
A cultura compreende o conjunto de costumes e tradições de um povo os quais são transmitidos de geração em geração. Como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crenças, comportamentos, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros.
A cultura brasileira é representada pelo conjunto de tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião dos povos que viveram no país ao longo da história. ... De maneira simplificada, pode-se dizer que a formação cultural do Brasil é o resultado da miscigenação entre o índio, o negro e o imigrante europeu.
Exemplos
O básico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África subsahariana.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
A matriz cultural brasileira foi originalmente formada por nativos indígenas, colonizadores vindos da Europa, africanos que vieram como escravos inicialmente e outros povos (como italianos e japoneses) que vieram posteriormente. Alguns dos principais elementos da cultura brasileira são: Cristianismo Europeu.
(P120860I7) Qual elemento da cultura brasileira está em evidência nesse texto? A bravura do povo indígena.
A admiração pelas produções artísticas regionais. A importância da medicina natural usada por nativos. A referência à crença religiosa característica de uma região.
Após a revisão de todos os estudos ora expostos é possível destacarmos aqueles que seriam os traços da cultura brasileira os quais essencialmente permeiam as organizações no Brasil: o jeitinho, a distância do poder e hierarquia, a flexibilidade, plasticidade, formalismo e personalismo.
Explicação : O numeral dá a a entender (como de fato é) uma série de um ou mais outros "Cantos".
(P120864I7) Qual é o valor humano e social em evidência nesse texto? A consciência de que competir é necessário. A consideração que se deve ter ao próximo. A obrigação de agir com honestidade.
Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade.
Dos povos europeus herdamos, principalmente, a nossa língua (falamos o português, uma língua europeia), as tradições cristãs e um modelo econômico baseado na propriedade privada e na hierarquização das relações sociais.
A rica diversidade cultural brasileira, uma marca do país, é fruto da mescla das raízes indígenas, negras e lusitanas. Mas o Brasil moderno também é resultado da importante contribuição dos imigrantes italianos, franceses, alemães, espanhóis e árabes, entre outros povos fundamentais para a formação do país.
O povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre diferentes etnias. A população brasileira é bastante miscigenada. ... São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Inicialmente três povos tiveram atuação marcante na formação do nosso país: os índios, os portugueses e os africanos.
Os primeiros grupos étnicos que contribuíram para a formação do povo brasileiro foram os indígenas (nativos, primeiros habitantes), os brancos (europeus de Portugal, os primeiros colonizadores) e os negros (africanos escravizados, trazidos a força).