Comunidades tradicionais
Atualmente, habitam Terras Indígenas em dois estados brasileiros (Mato Grosso do Sul e São Paulo). Dados do Censo de 2010 apontam para a existência de 28.
Sociedades Indígenas Brasileiras no Século XVI. Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do Descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos lingüístico-culturais: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba. Naquela ocasião, os Tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem Tupis.
Povos indígenas no Brasil De acordo com o censo do IBGE (2010), existem 305 grupos étnicos no Brasil. Dentre eles, há dois troncos principais: Macro-Jê: que incluem os grupos Boróro, Guató, Jê, Karajá, Krenák, Maxakali, Ofayé, Rikbaktsa e Yatê.
Segue um breve levantamento de alguns povos indígenas que habitam ou já habitaram o território brasileiro: Araweté, Avá-Canoeiro, Bororo, Cinta larga, Guarani, Javaé, Kaingang, Karajá, Kayapó, Krahó, Munduruku, Pataxó, Tapirapé, Terena, Ticuna, Tupinambá, Xakriabá, Xavante, Xerente, Xingu, Yanomami, entre outros.
Os primeiros povos a serem contatados pelos colonizadores europeus quando desembarcaram no Brasil em 1500 foram os que vivem na região sul da Mata Atlântica, como os Guarani e os Kaingang, e no interior e litoral do Nordeste, como os Pataxó Ha Ha Hãe e os Tupinambá.
Hoje, no Brasil, vivem mais de 800 mil índios, representando cerca de 0,4% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010. Eles vivem em todo o território nacional, principalmente em 688 Terras Indígenas e em várias áreas urbanas.
Os Yanomami são um dos maiores povos indígenas relativamente isolados da América do Sul. Eles vivem nas florestas e montanhas do norte do Brasil e sul da Venezuela.
A Omama é atribuída a origem das regras da sociedade e da cultura yanomami atual, bem como a criação dos espíritos auxiliares dos pajés: os ''xapiripë ''(ou ''hekurapë''). O filho de Omama foi o primeiro xamã. O irmão ciumento e malvado de Omama, Yoasi, é a origem da morte e dos males do mundo.
Xapiri é como os povos Yanomami chamam os espíritos ou ancestrais animais que se apresentam aos xamãs dançando e cantando. Seus corpos translúcidos estão sempre belamente adornados e brilham. Dançam sempre sobre um chão de espelhos que reflete luz. Xapiri é luz que dança e canta.
Shabono é a palavra que designa fenda, abertura ou clareira na selva; seu contorno é traçado em função da estrutura familiar das partes integrantes.
Podemos citar como consequências disto, para os povos indígenas, a miséria, a super exploração e o aumento da vulnerabilidade social. Foram também muitas vezes vítimas de violência perpetradas por parte da ditadura militar, como torturas e violência sexual, violências que foram denunciadas no Relatório Figueiredo.
Yanomam (ou Yanomae, Yanomama, Yanomami) é uma língua da família linguística ianomâmi....Língua yanomam.
No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo. As chamadas Terras Indígenas (TIs) somam, hoje, 724 áreas.
Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. ... Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara. Não conheciam o cavalo, o boi e a galinha.
Verificado por especialistas. As principais diferenças dos indígenas antigos para os atuais é que antigamente havia escravidão dos índios, não havia tanta diversidade nos costumes e também não havia acesso as tecnologias.
As crianças eram treinadas, enquanto os meninos aprendiam a caçar e pescar, as meninas aprendiam os serviços domésticos. Porém, em alguns tribos como os potiguaras as mulheres pescavam também, quando havia necessidade.
Uma característica indígena que permanece ainda nos dias de hoje, são as danças típicas, os hábitos e cerimônias, já uma diferenças é a forma de aprender que deixa de ser apenas oralizada para passar a ser também escrita e assim passarem os saberes.
As semelhanças entre os indígenas – para os indígenas a terra é coletiva não pertence a uma pessoa ou a um grupo pequeno de pessoas. A relação entre o indígena e a terra é íntima, já na sociedade capitalista ela é comercial, as pessoas podem ser donas de terras onde nunca estiveram antes.