Foram utilizados os seguintes tratamentos de secagem: secagem à sombra, secagem ao sol e secagem artificial em estufa de ventilação forçada sob temperaturas de 33 °C e 43 °C. Para as secagens a sombra e ao sol, as condições ambientais observadas no momento da secagem eram de 23 °C e 83% de umidade relativa.
No entanto a exatidão depende de vários fatores como por exemplo a temperatura de secagem, o tamanho das partículas da amostra, o número e posição das amostras na estufa e a formação de crosta na superfície da amostra, entre outros.
Os diversos métodos existentes para a determinação de umidade podem ser divididos em procedimentos de secagem, destilação, físicos ou análises químicas.
O método mais utilizado para determinar umidade em alimentos é utilizando estufa, ou seja, por aquecimento, porém, como a condutividade térmica dos alimentos é geralmente baixa, costuma levar muito tempo para o calor atingir as porções mais internas do alimento." VALE, A.C.; VENDRUSCOLO, F.; FERNANDES, M.
Cadinho previamente seco em estufa, béquer, dessecador com sílica gel, espátula e pinça metálica. Equipamentos: balança analítica e estufa de secagem com ventilação.
O determinador de umidade, como também é conhecido, é um equipamento com alta tecnologia e desempenho quanto à umidade e pode ser utilizado nas seguintes áreas: Balança Determinadora de Umidade para Indústria alimentícia: por exemplo, inspeção na colheita, garantia de qualidade nos alimentos processados e outros.
A determinação de umidade em grãos é um parâmetro de qualidade importante, uma vez que o teor de água presente no alimento tem influência tanto no armazenamento quanto na comercialização do produto. Os métodos usados como referência na determinação de umidade em grãos empregam a perda por dessecação em estufa (LOD).
❖Princípio da determinação de umidade por este método: baseia-se na perda de peso da amostra após a remoção de água por evaporação. Amostras líquidas: ... – 2-5 g, dependendo da quantidade de umidade da amostra.
A determinação da umidade do alimento é normalmente a primeira análise bromatológica a ser realizada na rotina analítica. A forma mais simples de se obter esse valor é a utilização do método de perda por dessecação em estufa a 105ºC.
Geralmente, o teor de umidade é determinado por uma abordagem termogravimétrica, ou seja, pela perda na secagem, na qual a amostra é aquecida e a perda de peso devido à evaporação da umidade é registrada. ... Utilização de um Forno de Secagem e uma Balança.
O teor de umidade no mel tem um papel decisivo sob o ponto de vista da quali- dade e estabilidade. A quantidade de água presente no mel afeta propriedades físicas e sensoriais como cor, viscosidade, sabor, peso específico, solubilidade, determinando, dessa forma, seu valor comercial [1–3].
Desumidificação: Este processo consiste em retirar a umidade do mel. Para tanto o mel deve ser colocado em bandejas e mantido em uma sala com desumidificador, até que atinja a umidade desejada (20% ou menos).
O produtor deve saber identificar quando o mel está maduro porque este fator é muito importante para a umidade do produto. A umidade ideal é de 18%, mais do que isso o mel corre o risco de azedar. Segundo o extensionista, quando as janelinhas do mel estiverem fechadas significa que ele está maduro.
A composição centesimal de um alimento exprime de forma básica o valor nutritivo ou valor calórico, bem como a proporção de componentes em que aparecem, em 100g de produto considerado (porção comestível do alimento), os grupos homogêneos de substâncias do alimento.
Veja o exemplo abaixo:
A composição centesimal de um alimento exprime de forma grosseira o valor nutritivo destes alimentos. Podemos, a partir da composição centesimal, verificar a riqueza do alimento em alguns grupos homogêneos considerados, assim como verificar, por cálculo, o valor calórico desse alimento.
A fórmula percentual (ou composição percentual ou composição centesimal) indica a porcentagem em massa de cada elemento na substância, isto é, a massa de cada elemento químico que existe em 100 partes de massa da substância.
Exemplo: a partir da fórmula molecular do ácido acético (C2H4O2) é possível determinar sua composição centesimal. Deve-se conhecer também as massas atômicas: H = 1; C = 12; O = 16. Uma molécula de ácido acético, de massa 60 u, é formada por 24 u de C, 4 u de H e 32 u de O.
Teor significa a concentração, e ela é geralmente empregada em mol/l para melhor visualização do consumidor ou do estudioso em questão.
Fórmula Molecular é a combinação de símbolos químicos e índices que expressam os números reais dos átomos de cada elemento presente em uma molécula. Para se chegar à fórmula molecular é necessário saber a fórmula mínima ou empírica da substância e sua massa molar.
Assim, basta multiplicar os índices dos elementos na fórmula mínima por 8 para achar a fórmula molecular, que é: C8H8. 2º) Por meio da fórmula percentual ou centesimal, que indica a quantidade em massa de cada elemento em 100 partes de massa da substância pura.
Agora, para determinar a fórmula molecular desse composto, basta contar a quantidade de átomos de cada elemento e colocar um índice do lado inferior direito do elemento em questão. Portanto, sua fórmula molecular é C8H18.
C₈H₁₈
Os hidrocarbonetos, como o próprio nome indica, são compostos formados somente por átomos dos elementos carbono e hidrogênio, sendo que a sua fórmula geral é dada por CXHY.
C6H14
Lembre-se que o octano é um alcano, logo apresenta apenas ligações simples e cadeia aberta. Ele apresenta oito átomos de carbono e 18 de hidrogênio em sua fórmula.