Os Números quânticos se definem como códigos matemáticos associados à quantidade de energia do elétron. Através desses números podemos caracterizar um átomo.
O número quântico principal (n) define o nível de energia ou a camada que os elétrons possuem, definindo também a distância do orbital em relação ao núcleo e o tamanho do orbital ocupado pelo elétron.
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o último a ser preenchido, isto é, o 3d. Assim, o número de elétrons nele é 3. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo é o que fica mais afastado do núcleo, isto é, o 4S. Assim, o número de elétrons nele é 2.
Podemos determinar a camada de valência de um átomo utilizando o número de elétrons para realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Na distribuição eletrônica do telúrio, temos que sua camada de valência é a quinta, pois é o nível mais distante do núcleo desse átomo.
s,p,d,f são os subníveis de energia relacionados com os níveis de energia de um elemento químico. Cada um corresponde a um valor máximo de elétrons.
Os níveis representam os níveis de energia na Eletrosfera, que variam do 1° ao 7° nível. Já os subníveis são as letras s, p, d e f, que vão depender da quantidade de elétrons que cabem em cada nível.
Assim, cada elétron só permanece no nível e subnível de energia correspondente. Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f.
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Níveis de energia: São camadas em que os elétrons estão distribuídos em torno do núcleo. Elas são representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q, sucessivamente, a partir do núcleo. ... A localização dos mesmos na eletrosfera depende de suas energias.
Subdivisão de um nível ou nível hierarquicamente inferior a outro.
Validade: 12 meses de acesso
N → 4 subníveis (s, p, d e f), 16 orbitais.
Verificado por especialistas. Assim, no número quântico 4 teremos os subníveis s,p,d,f.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Dois números quânticos mais conhecidos são o número quântico principal (n) e o secundário ou azimutal (l). O principal indica a camada ou nível de energia (K,L,M,N,O,P,Q) em que o elétron se encontra, indo, respectivamente, de 1 a 7.
Mapa Mental: Distribuição Eletrônica
Você lembra que cada orbital comporta no máxmo 2 elétrons – com spins paralelos. Logo, para esses números quânticos, teremos 6 elétrons que podem o possuir.
Resposta: Temos no nível M três níveis e três subníveis (s,p,d). subnível p - 3 orbitais no máximo.
Os avanços de Bohr
Resposta. Resposta: Através da distribuição eletrônica a partir do Diagrama de Linus Carl Pauling.
Características atômicas Possui 30 elétrons distribuídos em seus níveis de energia.