De acordo com a Sociedade Brasileira de Genética Médica, se os pais não são parentes, a chance de ter uma criança com defeito congênito ou deficiência intelectual gira em torno de 2% e 3% a cada gestação. Se os pais são primos, a chance cresce, girando em torno de 5% e 6%.
O casamento consanguíneo é o casamento que acontece entre parentes próximos, como tios e sobrinhos ou entre primos, por exemplo, o que pode representar risco para uma futura gestação devido a maior probabilidade de herança de genes recessivos responsáveis por doenças raras.
A consanguinidade é um elemento peculiar entre casais na sociedade, e se torna até frequente em áreas mais afastadas do centro urbano. A união entre pessoas que têm ao menos um ancestral em comum, como primos, é o que caracteriza casais consanguíneos.
1. Que é do mesmo sangue. 2. Diz-se (em oposição a uterino) dos irmãos que são filhos do mesmo pai, mas de mãe diferente.
Quando os pais compartilham um antepassado comum, o relacionamento é classificado como "consanguíneo" e há uma maior chance de ambos terem os mesmos genes defeituosos. Se ambos os pais tiverem o mesmo gene defeituoso, há uma maior chance de ter um filho com uma condição genética.
1 Qualidade ou condição própria daquilo que é consanguíneo. 2 Jur Parentesco entre os que procedem do mesmo pai; parentesco por linha paterna. 3 por ext Qualquer parentesco sanguíneo, seja por parte da mãe ou do pai, em oposição a parentesco por afinidade; laço de sangue; sanguinidade.
A consanguinidade, ou endogamia, é um método de melhoramento genético que consiste no acasalamento entre parentes. O método provoca concetração de genes em uma população, aumentando a homozigose e tornando o rebanho mais uniforme e mais distinto de outros rebanhos.
Será que o que ele sente por você é amor? Veja se ele apresenta os sinais típicos de quando um homem realmente ama uma mulher