EQST

Quais Foram Os Principais Acontecimentos Da Guerra Do Peloponeso?

Quais foram os principais acontecimentos da Guerra do Peloponeso?

O rei espartano, Pausânias, ordenou um cerco a Atenas que durou seis meses. Como Atenas estava esfomeada e cercada, decidiu render-se aos espartanos em 404 a.C. Após a rendição, Esparta derrubou as muralhas de Atenas e desfez todo o império marítimo de sua rival.

O que aconteceu na A História da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta, que ocorreu na Grécia Antiga entre 431 e 404 a.C. Esse conflito militar durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta.

Qual foi o motivo da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso começou com a quebra do Tratado de Trinta Anos por conta das rivalidades entre as cidades gregas e do apoio de Esparta e Atenas nesses confrontos regionais. O tratado foi rompido em 440 a.C., quando a cidade de Samos, que fazia parte da Liga de Delos, revoltou-se contra Atenas.

Quais foram as principais causas e consequências da Guerra do Peloponeso?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito que aconteceu de 431 a.C. a 404 a.C., sendo motivado pela rivalidade entre Atenas e Esparta, as duas maiores pólis da Grécia Antiga. ... O conflito teve como estopim o imperialismo ateniense e suas interferências em assuntos de interesse de Corinto, cidade aliada de Esparta.

Quais foram as principais guerras gregas?

Grécia Antiga
  • Guerra de Troia (1250 - 1240 a.C)
  • Guerras Médicas (499 - 479 a.C.)
  • Guerra do Peloponeso (431 - 404 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (334 - 323 a.C.)

Quais foram os principais conflitos da Grécia Antiga e suas consequências?

As principais guerras travadas pelas cidades-estado gregas foram contra o vasto Império Persa, que dominava grande parte do Oriente Médio e da Anatólia, onde haviam colônias gregas. Essas guerras também ficaram conhecidas como Guerras Médicas pelo fato de os persas serem conhecidos também como medos.

O que foi a Guerra do Peloponeso e suas consequências?

Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

Qual a idade de Platão quando Atenas perdeu definitivamente a Guerra do Peloponeso?

Uma delegação ateniense que acontecia de estar presente durante a condução da assembleia afirmou que em momento algum Atenas havia rompido a Paz dos Trinta Anos, lembrando os espartanos ainda do poderio ateniense, demonstrado nas Guerras Médicas, e recomendando-os a buscar uma saída diplomática.

Qual a importância da Guerra do Peloponeso Para o historiador Tucidides?

De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.

Quais a duas cidades gregas mais importantes na antiguidade?

As cidades-Estados mais importantes da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta, que serviram de modelo para outras polis gregas. Atenas representou o esplendor cultural da Grécia Antiga e por muito tempo foi o centro de comércio entre gregos.

Quais os principais conflitos ocorridos na Grécia Antiga?

Grécia Antiga
  • Guerra de Troia (1250 - 1240 a.C)
  • Guerras Médicas (499 - 479 a.C.)
  • Guerra do Peloponeso (431 - 404 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (334 - 323 a.C.)

Quais foram os dois grandes conflitos da Grécia Antiga?

Os dois grandes conflitos que abalaram a Grécia foram as duas Guerras Médicas e a Guerra do Peloponeso.

O que foram as Guerras Médicas e suas consequências?

Principais consequências: - Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

O que Platão fez após a morte de Sócrates?

Em 388 a.C., onze anos após a morte de Sócrates, Platão fundou a sua escola filosófica: a Academia. Por ser ateniense, o filósofo tinha direitos civis garantidos e podia adquirir terrenos na cidade. Ele escolheu um terreno no interior do parque Academia, dedicado ao herói grego Akademus.

Quais consequências a Guerra do Peloponeso trouxe para a Grécia?

Essa mudança ficou marcada como “Tirania dos Trinta”. Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

Qual foi a causa é a consequência das Guerras Médicas?

- A principal causa foi a disputa entre gregos e persas pelo controle do comércio marítimo no Mar Egeu. - Os persas foram liderados por Dario I. - Os atenienses venceram os persas nas batalhas marítimas.

Qual era o principal objetivo dos persas ao atacar a Grécia *?

Em um primeiro momento, entre 500 e 494 a.C., algumas cidades jônias resolveram se rebelar contra as imposições persas com o apoio militar dos atenienses. Logo em seguida, Dario I decidiu organizar tropas que invadiram a Grécia Continental com o objetivo de rebater a ofensiva ateniense.

Quais as consequências da Guerra do Peloponeso para o mundo grego?

Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.

Qual a importância de Tucídides para a história?

Tucídides foi então o primeiro ocidental a relatar a verdadeira história dos fatos e identificar seus os personagens como homens e não como mitos. Sua obra composta de oito volumes, só foi interrompida com sua morte. Tucídides faleceu em Atenas, provavelmente em 395 a. C.