A logística reversa pós-consumo contribui na profissionalização, promove aumento de renda e impacta nas melhores condições de vida e trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Implementando a logística reversa pós-consumo, empresas também evitam possíveis passivos ambientais futuros.
A implementação da logística reversa apresenta dificuldades e desvantagens para as organizações:
5- FATORES CRÍTICOS QUE INFLUENCIAM A EFICIÊNCIA A concepção de um projeto eficiente de Logística Reversa deve levar em consideração os seguintes pontos: viabilidade de crédito; sistema de coleta adequado; processamento do material coletado e sistema de reutilização dos materiais gerados pelo reprocessamento.
A logística reversa apresenta diversos pontos positivos para o meio ambiente e para a sociedade, já que promove uma consciência sustentável, além do consumo responsável (no caso da pós-consumo). Existem ainda benefícios para as empresas que buscam o lucro.
Dentre os problemas de performance mais comuns, podem ser citados as avarias de transporte e os defeitos em garantia, enquanto os comerciais são os erros de pedido, a limpeza de canal nos elos da cadeia de distribuição, os excessos de estoques, o fim de estação, o fim de vida comercial do produto, os estoques obsoletos ...
Os 5 maiores desafios da Logística Reversa
As principais dificuldades apresentadas para utilização da ferramenta de logística reversa foram: contratação de empresas que estejam habilitadas a executar o ciclo de logística reversa; aplicabilidade das leis, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, adequação de contratos de fornecimento de produtos e serviços ...
A logística reversa contribui ainda para minimizar o impacto ambiental ao longo da vida do produto, por meio da redução na fonte, da reutilização, da substituição e da reciclagem de materiais, com a visão de cadeia: do ponto de consumo ao ponto de origem.
A segregação é a etapa mais importante do gerenciamento dos RSS, pois além de gerar uma redução nos custos de tratamento, evita acidentes e diminui os riscos de contaminação do solo e da água, e promove o aproveitamento de materiais recicláveis.
A logística reversa planeja o controle dos itens após consumo e ou em função de avarias com o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pela logística. ... Visar mais a reutilização, a reciclagem dos produtos, faz parte do processo de planejamento e controle da logística reversa.
A implementação da logística reversa traz uma série de impactos positivos para o meio ambiente, a sociedade e a economia. Ao fazer uma eficiente gestão dos resíduos sólidos, as empresas acabam por diminuir o desperdício de recursos provenientes na natureza.
A produção mais limpa aplica a gestão ambiental desde a obtenção da matéria-prima até a sua chegada ao cliente, e posteriormente a logística reversa do produto. São aplicadas várias estratégias preventivas que visão uma produção que minimiza a produção de resíduos e emissão na fonte.
A logística reversa tem a finalidade de reduzir o consumo de recursos naturais, diminuir a geração de resíduos e incentivar o consumo sustentável. Além disso, tem impacto positivo aos negócios da empresa, tornando a marca conhecida como uma organização ambientalmente responsável.
Os responsáveis pelo manejo correto dos resíduos tem a responsabilidade compartilhada para que a destinação final seja realizada por meio de um sistema de logística reversa. Esse sistema consiste na captação de bens descartados, para que estes recebam tratamento adequado antes de retornar ao meio ambiente. Confira!
A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ...
Segundo Ballou (1998), a logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.
Por logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico.
Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
Transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos: tudo isso está sob a responsabilidade da área, que é considerada estratégica na maioria das organizações. Com salários que vão de R$ 10 mil a R$ 45 mil, os profissionais de Logística encontram um mercado para lá de favorável.