A igreja barroca surgiu no século XVI junto com o movimento de contrarreforma do catolicismo. Para barrar os avanços do protestantismo e atrair os fiéis novamente, o estilo barroco nasceu com uma estética extravagante e ornamentada que buscava reafirmar o poder divino.
A ornamentação fica reservada para o interior da igreja barroca mineira, onde houve uma associação entre a talha e a pintura. Outra característica marcante da igreja barroca em Minas Gerais é a ausência de azulejos, elementos típicos da arquitetura portuguesa. Devido à distância das cidades e a fragilidade do material, não foi possível transportá-los até lá.
Fundação da Companhia de Jesus pelo padre Inácio de Loyola (1491-1556).
Suas arquiteturas são mesmo muito especiais. Elas não podem ser comparadas às da Europa, pois têm características próprias. Isso ocorreu devido às limitações da época e influências das ações dos portugueses no país.
Lutero defendia que a salvação só é conseguida por meio de uma vida marcada pela religiosidade, pelo arrependimento dos pecados e pela fé em Deus.
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.
É na Itália que encontramos as igrejas barrocas mais características, afinal lá é o berço desse estilo que marcou a história da arquitetura. A Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes, a Igreja de São Domingos e a Igreja Sant’Andrea della Valle são mais alguns exemplos de obras que enchem os olhos.
A arquitetura barroca nasceu do espírito do catolicismo romano e espalhou-se pela Europa, principalmente no século XVII. O estilo barroco também rompeu as fronteiras e chegou a vários países da América (incluindo o Brasil), além das Filipinas, no Oriente.
Nascida em Roma, a arquitetura barroca se espalhou pela Europa e pelo mundo, e hoje encanta a todos com a sua beleza. Quer aprender mais sobre o assunto? No post de hoje, vamos falar mais sobre as características da igrejas barrocas e como eram decoradas as igrejas no período barroco brasileiro. Acompanhe!
O padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) denunciou a venda do perdão como prática corrupta da Igreja Católica.
O principal objetivo da Igreja Católica ao criar o estilo barroco foi captar a atenção dos fiéis e reagir ao crescimento do protestantismo liderado por Martinho Lutero. Esse momento fez parte de um movimento de reestruturação da Igreja que ficou conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica.
João Calvino (1509-1564) defendia a ideia de que o lucro obtido pelo trabalho é uma dádiva divina, o que aumentou a debandada de fiéis.
As igrejas barrocas no Brasil localizadas em Minas Gerais não apresentam muita decoração externa. Essa característica se deve às técnicas construtivas que ainda eram precárias naquele período — o uso da pedra ainda não havia sido incorporado. Além disso, a arquitetura portuguesa tinha em sua tradição uma certa simplicidade se comparada ao barroco italiano.
Na França, a arquitetura barroca se consagrou no Palácio de Versalhes, que teve sua construção iniciada em 1661 e foi inaugurado em 1789. Quando falamos de igreja estilo barroco no país, a St-Gervais-et-St-Protais é uma das obras mais famosas.
Uma Igreja Barroca é marcada por fachadas convidativas aos fiéis, com ornamentações e formas curvilíneas. O interior tem forte presença do ouro nas paredes e no altar revestido com madeira esculpida. Além disso, existe um bom aproveitamento da luz, seja a natural ou de velas. A pintura de imagens têm efeitos que despertam emoções e ajudam a narrar de forma visual as histórias católicas.
A Igreja de Karlskirche é a igreja barroca mais importante da Áustria. Inaugurada em 1737, trata-se de um projeto do arquiteto Johann Fischer Von Erlach. Uma curiosidade é que ele foi aluno de Gian Lorenzo Bernini, o arquiteto responsável pelo projeto da Praça de São Pedro, na Itália.
Essas são as principais características de uma Igreja estilo barroco. Para entender um pouco mais sobre a arquitetura barroca nas igrejas, vamos voltar a Roma, onde tudo começou.
Fusionismo: fusão entre a visão medieval e a renascentista;
A influência italiana na obra pode ser vista com clareza nas figuras em relevo espiral e nos gigantescos pedestais presentes na fachada da igreja barroca. Eles imitam a Coluna de Trajano, famoso monumento romano concluído em 113 que conta a história de guerras por meio de figuras esculpidas.
O estilo barroco é caracterizado por movimentos exagerados e detalhes claros usados para produzir drama, exuberância e grandeza em escultura, pintura, arquitetura, literatura, dança e música.
A arquitetura barroca integrava o movimento de contrarreforma da Igreja Católica na arte. ... É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios. Isso ocorria para demonstrar a imponência da arte cristã.
A arquitetura barroca rejeitou a simetria do Renascimento, quis mostrar e destacar o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade. Caracterizou-se por exagero, irregularidade das formas, contraditório, pelo dramatismo, movimento, abundância das linhas curvas, jogo de luz e sombra e recurso da ilusão de ótica.
Alguns aspectos comuns prevaleceram na arte barroca: o predomínio da razão sobre a emoção, a representação do drama humano trazida à cena pela expressividade do gesto teatral grandiloquente, pelos exageros, pelos excessos de sua ornamentação vivaz, pela monumentalidade das dimensões iluminadas, extraordinariamente, por ...
A arte teria de contribuir para despertar uma religiosidade de cunho mais profundo. A Igreja encontrou, então, um estilo adequado que já vinham das formas clássicas do Renascimento. Tornou o interior de suas Igrejas bem mais ricos e coloridos. ... O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma.
O objetivo central era reforçar a crença dos católicos da maneira mais convincente possível. Na escultura, o barroco afetou de maneira direta os objetos. Fica evidente o melodrama nas cenas religiosas, o espiritualismo e, mais que tudo, a perfeição estética.
As pinturas de teto nas Igrejas brasileiras do período eram conhecidas pelo seu efeito ilusório, através da perspectiva e seus efeitos de profundidade concebidos pela pintura. Um artista muito conhecido e que influenciou muitos outros na mesma área foi Ataíde - Manuel da Costa Ataíde.
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A "arte sacra" é aquela arte religiosa que tem um destino de liturgia, isto é, aquela que se ordena a fomentar a vida litúrgica nos fiéis e que por isso não só deve conduzir a uma atitude religiosa genérica, mas há de ser apta a desencadear a atitude religiosa exigida pela Liturgia, ou seja para o culto divino.
A “arte sacra” é aquela arte feita para a religião, que tem um destino de liturgia, isto é, o culto divino. A “arte sacra” fomenta a vida litúrgica nos fiéis, conduzindo a uma atitude religiosa, ao culto divino. ... A “arte religiosa” é aquela que reflete a vida religiosa do artista.
A arte religiosa ou a arte sacra é uma imagem artística que usa inspiração e motivos religiosos e é frequentemente destinada a elevar a mente ao espiritual. ... É fazer imagens das diferentes crenças do mundo e do que elas parecem.
Arte religiosa: reúne obras artísticas de cunho religioso representada por esculturas de santos, pinturas de passagem bíblica. Essas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos. Arte sacra: obras de teor religioso que, entretanto, estão relacionadas aos rituais.
Essa atividade era exclusiva dos membros da Igreja (clero) e dos nobres. Portanto, a arte religiosa da Idade Média tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade e apresentar um caráter didático.