Quais as fases mínimas que deve ter o levantamento topográfico, em qualquer de suas finalidades, de acordo com a Norma ABNT NBR 13133? Planejamento, seleção de métodos e aparelhagem; apoio topográfico; levantamento de detalhes; cálculos e ajustes; original topográfico; desenho topográfico final; relatório técnico.
[ Topografia ] Que representa um terreno tendo conta as medidas planas e ainda relevo, ângulos ou diferenças de nível; que representa informações planimétricas e altimétricas (ex.: levantamento planialtimétrico, planta planialtimétrica).
A NBR 13133 fixa as condições exigíveis para execução de levantamentos topográficos para diferentes fins, entre os quais o conhecimento geral do terreno (relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento).
Vante ⇒ Visada no sentido do caminhamento. Meridiano Verdadeiro ⇒ Plano do Meridiano geográfico determinado por observações astronômicas. Para qualquer ponto da terra, sua direção será sempre a mesma, permanecendo invariável, independente do tempo.
As poligonais podem classificar-se em três tipos:
Oriente seu mapa – Usando a bússola oriente a seta que indica o norte do mapa para a mesma posição. Coloque a bússola em um lugar plano em cima do mapa para isso. Vá girando o mapa até a seta e a indicação de norte estiverem na mesma direção.
A leitura das curvas de nível é a etapa seguinte e é bastante simples também de entender....Como entender o projeto topográfico?
O que é? O projeto de topografia ou levantamento topográfico é uma forma de representação dos pontos notáveis do relevo e dos acidentes geográficos de uma porção de terreno. Na planta ou carta topográfica, os acidentes de relevo são representados por taludes e por curvas de nível.
Topografia é a ciência que estuda as características naturais ou artificiais da superfície de um terreno. O objetivo é coletar dados que ajudam em áreas como construção civil, sistema viário, mineração, indústria, entre outras. A palavra topografia vem do grego “topos” (lugar) e “graphen” (descrever).
A topografia é a ciência que estuda as características presentes na superfície de algum território, como alto ou baixo relevo, declínio ou algum outro acidente geográfico que possa estar presente em um determinado local.
Escala. Uma planta topográfica nunca é feita em verdadeira grandeza. Imagine um desenho topográfico de uma cidade sendo feito em folhas no tamanho real. ... A escala é a relação entre a representação gráfica de um objeto e sua dimensão no terreno, dada na forma de fração.
Curva de nível é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude. Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo.
Em cartografia, as curvas de nível são representações do relevo produzidas através da utilização de linhas imaginárias (chamadas de linhas altimétricas, quando na superfície, e linhas batimétricas, quando abaixo do nível do mar).
Assim, podemos dizer que as curvas de nível são as curvas altimétricas (também conhecidas como linhas isoípsas) — que estão na superfície — ou batimétricas (aquelas abaixo do nível do mar). Elas ajudam a verificar a altitude de um terreno, bem como a representar todo tipo de irregularidade em sua superfície.
As curvas de nível são linhas que unem pontos ou cotas de mesma altitude em intervalos iguais. Traçadas na carta, permitem a visualização da declividade (inclinação) do relevo. ... Como a equidistância é constante, as curvas se acham mais próximas em zonas de terreno mais abrupto e mais distantes em terrenos mais suaves.
Eqüidistância é o espaçamento, ou seja, a distância vertical entre as curvas de nível. Essa eqüidistância varia de acordo com a escala da carta com o relevo e com a precisão do levantamento.
É possível calcular o desnível entre o ponto A e a curva de nível com cota 75m (75m - 73,2 = 1,8m). Sabendo-se que em 7,5 cm o desnível entre os pontos é de 12,9 m, em "x" metros este desnível será de 1,8 m. Neste caso, a curva de nível com cota 75m estará passando a 1,05cm do ponto A.
Com a redução na agilidade do escoamento, há mais tempo para a água se infiltrar na terra. As curvas de nível permanecem perpendiculares à inclinação da encosta e ajudam na conservação da cobertura natural do solo. ... Essa forma de plantio favorece o escoamento da água em grande velocidade, facilitando a erosão.
Curva fechada: já uma curva fechada é aquela sem extremidades. Podemos ver que uma curva fechada representa algo cíclico.
Resposta. Curva de nível é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude. Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo.
Curvas de nível são um conjunto de linhas imaginárias obtidas a partir de um levantamento topográfico de uma determinada área ou região, as quais ligam pontos que possuem a mesma altitude. Elas servem para se produzir mapas topográficos para uma melhor captação do desnível de um terreno.