EQST

Precisa Pagar INSS Na Licença Maternidade?

Precisa pagar INSS na licença maternidade?

Deve-se continuar utilizando a incidência de contribuição previdência igual a 21 (Salário-maternidade mensal pago pelo Empregador) ou 22 (Salário-maternidade - 13o Salário, pago pelo Empregador), para que o sistema calcule a contribuição do segurado.

Pode ser descontado o INSS na licença maternidade?

Inconstitucionalidade. Em agosto deste ano, o STF firmou a seguinte tese: “É inconstitucional a incidência de contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre o salário-maternidade”.

Como fazer o cálculo para saber o valor do salário maternidade?

Aqui, você deve somar os seus 12 últimos salários de contribuição dentro de um período máximo de 15 meses. O resultado da soma deve ser dividido por 12, então, você terá o valor do seu benefício. Por exemplo: se a soma dos seus últimos 12 salários for R$ 15 mil, o valor do salário maternidade será de R$ 1.

Qual valor do salário maternidade para quem tem carteira assinada?

Qual o valor do salário-maternidade? Para a mulher que trabalha com carteira assinada, o salário-maternidade tem o mesmo valor da sua remuneração integral, equivalente a um mês de trabalho.

Como dar entrada no auxílio maternidade pela empresa?

Como solicitar o salário-maternidade? Mulheres que trabalham em empresas podem fazer a solicitação diretamente com o empregador a partir de 28 dias antes do parto portando o atestado médico, certidão de nascimento ou de natimorto para comprovação.

Como a empresa e ressarcida da licença maternidade?

Em regra, a licença-maternidade deve ser paga pela própria empresa, que será ressarcida pelo INSS. Para isso, o empregador pode deduzir os valores pagos nas contribuições previdenciárias devidas no mês de competência do pagamento do benefício. Se isso não acontecer, é preciso pedir o reembolso na Receita Federal.

Sou empresária tenho direito à licença maternidade?

O Auxilio maternidade é devido: · a partir da data do parto, com apresentação da Certidão de Nascimento; ... A empresária receberá o benefício por 120 dias a partir do parto ou por definição médica, 28 dias antes e 91 dias após o parto.

O que acontece se a empresa não paga o salário maternidade?

A trabalhadora terá direito à indenização do período estabilitário (seis meses após o parto) e as verbas decorrentes da rescisão do contrato por justa falta do empregador, além dos salários maternidades não recebidos.