O termo Oxiuros significa (do grego oxy = pontiagudo e uros = cauda) cauda afilada ou pontiaguda. Os vermes adultos vivem na região cecal e imediações (apêndice ileocecal). Em casos de ectopia parasitária, as fêmeas podem ser encontradas na órgão genital feminino, útero e bexiga./span>
O diagnóstico laboratorial da enterobíase baseia-se no encontro do parasito e de seus ovos. O método empregado é o do swab anal que emprega fita adesiva transparente aplicada sobre a pele da região, fazendo com que os ovos e fêmeas quando presentes fiquem aderidos à superfície gomada da fita.
A oxiuríase, também conhecida por oxiurose e enterobiose, é uma verminose causada pelo parasita Enterobius vermicularis, popularmente conhecido como oxiúrus, que pode ser transmitido por meio do contato com superfícies contaminadas, ingestão de alimentos contaminados com ovos ou inalação dos ovos dispersos no ar, já .../span>
A oxiurose é uma doença causada por um nematódeo chamado Enterobius vermicularis, que causa coceira na região retal. A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis.
Enterobíase/Enterobiose ou Oxiurose/Oxiuríase é a infecção causada por oxiúros (Enterobius vermicularis), vermes nematódeos com menos de 15mm de comprimento e que parasitam o intestino humano.
Enterobius vermicularis: é um nematódio de 0,3 a 1,0 cm. É um helminto nematódeo de 0,3 a 1,0 cm, conhecido como oxiúrus. Morfologicamente, apresenta como característica do verme adulto um par de asas cefálicas.
Tricuríase é uma infecção causada por Trichuris trichiura. Os sintomas podem incluir dor abdominal, diarreia e, em infecções intensas, anemia e desnutrição. O diagnóstico é feito pela detecção de ovos nas fezes. O tratamento é com mebendazol, albendazol ou ivermectina.
(Enterobíase, Oxiuríase) O principal sintoma é a coceira perianal. O diagnóstico é feito por meio da inspeção visual de vermes filiformes na área perianal ou pelo teste do celofane para óvulos. O tratamento é com mebendazol, pamoato de pirantel ou albendazol. (Ver também Abordagem a infecções parasitárias.)
O Enterobius vermicularis apresenta um ciclo biológico que tem início na ingestão do ovo pela pessoa. Ao ser ingerido, ele segue até o intestino delgado. Quando alocados no órgão, as larvas eclodem e seguem para o ceco, local utilizado para reprodução.
A doença pode ser transmitida por se o paciente leva o parasita do ânus para a boca, a região apresenta uma coceira intensa e o paciente, após coçar a área, não se lembra de lavar as mãos. pode também ser encontrados nos alimentos, nas roupas ou até mesmo na poeira podem contaminar uma pessoa./span>
A teníase, também conhecida como solitária, é uma verminose intestinal que se caracteriza pela presença da forma adulta dos parasitas Taenia solium ou Taenia saginata no nosso corpo. A doença é contraída quando uma pessoa alimenta-se de carne mal passada ou crua, de bovinos ou suínos, contendo os chamados cisticercos.
A contaminação por ele se dá pela ingestão de seus ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas.
É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas.