É possível que seja? Para que sua namorada perca a virgindade, é preciso que haja penetração, pois, aí, acontecerá o rompimento total ou parcial do hímen. Trata-se de uma membrana fina que fica na entrada da vagina. É impermeável e, normalmente, possui uma abertura por onde saem as secreções e a menstruação.
Olá. Sangramento na relação pode ser devido a ectopias (a famosa ferida no colo do uterino), polipos endocervicais, polipos endometriais, miomas e escapes menstruais. A maior parte das patologias que provocam sangramento na relação são benignas e o tratamento é muito simples.
No entanto, o sangramento fora do período menstrual também pode ser sinal de gravidez quando surge 2 a 3 dias após o contato íntimo desprotegido, por exemplo, ou pode ser sintoma de pré-menopausa quando acontece em mulheres com mais de 40 anos. Saiba o que significa o sangramento na gravidez.
3. Corrimento marrom ou com sangue. O corrimento marrom ou a presença de sangue no corrimento está geralmente associado a outros sintomas como dor e ardor ao urinar. O que pode causar: pode ser causado pela Gonorreia, uma doença sexualmente transmissível provocada por uma bactéria.
O corrimento esverdeado ou amarelo-esverdeado quando acompanhado de cheiro desagradável, coceira e ardência na região íntima pode ser sinal de Tricomoníase, que é uma infecção causada por um parasita, ou de vulvovaginite, que corresponde a uma inflamação que acontece ao mesmo tempo na vulva e na vagina.
Normalmente é provocado por miomas, pólipos ou câncer. Tanto o mioma quanto o pólipo são tumores benignos. O primeiro se instala no músculo do útero, já o segundo surge no próprio endométrio. Dependendo do tamanho e da localização, ambos podem provocar sangramentos.
No primeiro trimestre da gestação, pode haver um pequeno sangramento ou escapes de sangue logo no início da gravidez, quando ocorre a implantação do saco gestacional no útero — o que pode provocar descamação da parede uterina ou rompimento de alguns vasos.
O sangramento vaginal na gravidez é um problema bastante comum e nem sempre indica problemas graves, mas é importante que seja avaliado pelo médico assim que a mulher note a sua presença, já que também é possível que indique uma situação grave.
“No primeiro mês, por exemplo, é normal ter um sangramento leve, comumente confundido com a menstruação pela data em que acontece. Mas isso é apenas a implantação do embrião. Quando ele cola na parede do útero, pode romper algum vaso sanguíneo”, explica Pupo.
Já na reta final da gravidez entre as 37ª e 40ª semana o sangramento pode ser sinal de trabalho de parto, e é sim um grande indicio de que se deve ir a maternidade ou consultório do médico para uma avaliação de possível parto eminente.
Ter um pouquinho de corrimento marrom na gravidez é comum, não sendo grande motivo de preocupação, porém, é preciso ficar atenta porque pode indicar infecções, mudanças do pH ou dilatação do colo do útero, por exemplo.
O corrimento marrom na gravidez geralmente aparece nos primeiros três meses do período gestacional. Esse fluxo é uma perda de sangue acumulada e tem uma origem benigna, mas é sempre aconselhável que se consulte um médico para confirmar o seu caso. Apenas esse profissional pode confirmar que tudo está bem.
O que pode levar ao sangramento, de acordo com a fase da gravidez. Nas primeiras semanas, é normal acontecer a um pequeno sangramento, conhecido como nidação. "Ele pode significar apenas a acomodação do saco gestacional, estrutura que, em um primeiro momento, irá abrigar o embrião", explica o médico.
Pode haver ainda um pequeno e discreto sangramento vaginal nesta fase, que pode ser explicado pela placentação. A placenta inicia sua formação a partir de 8 semanas e nesta fase começa a se ligar aos vasos maternos. Neste momento pode haver um discreto sangramento, sem repercussões ou danos para a gravidez.
O sangramento de implantação é o sangramento de escape leve ou muito leve que ocorre quando um óvulo fertilizado — um aglomerado de células em rápida divisão chamado blastocisto — se liga ao revestimento do útero.
O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?
A duração da gravidez é de cerca de 280 dias que são 40 semanas ou 10 meses lunares.