Porque Tenho Os Ps Gelados?

Porque tenho os ps gelados

Quem nunca sentiu mãos e pés gelados quando andou na rua em pleno inverno? Esse é um fenômeno bem conhecido, já que nosso corpo responde à temperatura ambiental mais baixa. 

Dedos roxos, rigidez e formigamento

A tireoide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo do queixo. Quando a produção de hormônios na tireoide é inferior ao que se espera, chamamos essa condição de hipotireoidismo.

As mulheres, se comparadas aos homens, têm uma proporção menor de massa muscular e de gordura corporal. Portanto, a chance delas se queixarem de frio nas mãos e nos pés é mais alta.

“Isso se deve à vasoconstrição periférica. Ou seja, os vasos sanguíneos se contraem para priorizar o calor para os órgãos e tecidos centrais e, assim, reduzir a perda de calor do organismo”, explica o cirurgião vascular Wendell Fernandes. Em outras palavras, o corpo ativa o “modo inteligente” para gerenciar o calor corporal, e as extremidades ficam em segundo plano. Então, para resolver o problema, basta se aquecer adequadamente ou se movimentar para estimular a circulação.

CONFIRA!

CONFIRA!

A pressão alta, ou hipertensão arterial, é caracterizada por um aumento da pressão arterial acima de 140/90 mmHg, o que faz com o sangue tenha maior dificuldade para circular. Quando isso acontece a quantidade de sangue que consegue chegar às mãos e aos pés diminui, e é normal as extremidades ficarem frias. 

Os fisiologistas chamam de “vasoconstrição cutânea” esse processo importante, que permite que o calor produzido pelo corpo não seja perdido para o meio ambiente.

É importante ter em atenção os sintomas para que a avaliação do médico seja feita o mais cedo possível, de forma a evitar possíveis agravamentos da doença. Após o médico avaliar os sintomas, dependendo da idade e do histórico pessoal, podem também ser pedidos alguns exames de sangue, um eletrocardiograma ou outro tipo de exames para fazer uma avaliação mais completa do possível problema. 

Mãos e pés gelados podem ser sinal de COVID?

É a condição caracterizada pelo suor excessivo na região das mãos. Apesar de não causar nenhum dano à saúde, pode causar extremo desconforto, já que a sensação de mãos geladas geralmente vem associada à sudorese excessiva.

A pressão alta, também conhecida como hipertensão, é outro fator que pode contribuir para a sensação de mãos e pés gelados. A pressão arterial elevada pode causar o estreitamento dos vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo sanguíneo para as extremidades. Essa diminuição do suprimento de sangue pode resultar em mãos e pés frios.

Algumas pessoas estão mais sujeitas a apresentarem mãos e pés gelados. Por exemplo, nos bebês recém-nascidos é natural a ocorrência de uma perda rápida de calor especialmente nessas áreas. Isso se dá por vários motivos. Um deles é o fato de os neonatos terem uma superfície corporal proporcionalmente maior do que o próprio peso, onde há uma maior área de contato da pele com o meio, e consequentemente mais rápida é a perda de calor. 

Doenças relacionadas aos pés e mãos frios

<strong>Doenças relacionadas aos pés e mãos frios</strong>

O médico irá identificar se as mãos geladas são sinal da presença de uma condição de saúde que requer tratamento. Conheça algumas condições e hábitos que podem causar a sensação:

Além das mãos e pés gelados, podem aparecer outros sintomas como inchaço, sensação de formigamento e pele mais seca nas mãos e nos pés. Veja 10 causas de má circulação e o que pode fazer para combater.

Para além das mãos e dos pés gelados, os sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca são cansaço, dificuldade em respirar, batimentos cardíacos elevados, inchaço nas pernas ou tonturas. Saiba mais sobre o que é a insuficiência cardíaca, quais os sintomas e tratamento.

Quem sofre com mãos e pés gelados

As mãos e pés podem ficar gelados quando a temperatura exterior está mais baixa que o habitual. Quando isso acontece, o corpo responde contraindo os vasos sanguíneos, o que faz com que exista menos circulação sanguínea nas mãos, resultando em diminuição da temperatura e palidez.

No entanto, é importante destacar que essa não é uma regra absoluta. Existem diversos outros fatores que podem contribuir para o resfriamento dessas extremidades do nosso corpo, e entender essas causas é fundamental para lidar com o problema de forma eficaz. Veja agora o que pode causar isso.

Além das mãos e pés gelados, a aterosclerose pode provocar aumento da pressão arterial ou cansaço e suas principais causas são a hipertensão arterial, o tabaco e o colesterol alto.

Fenômeno de Raynaud

Usar um sapato sob medida, sem descuidar do tratamento da diabetes como um todo, ajuda a diminuir a sensação de pés gelados durante longos períodos em pé, o que diminui os desconfortos ao longo do dia.

Conforme explica Juliano Buckhardt, é uma condição caracterizada por episódios reversíveis de vasoespasmos das extremidades. Isto é, a constrição ou estreitamento dos vasos sanguíneos, restringindo a circulação. O fenômeno pode atingir um ou mais dedos de uma vez ou as mãos inteiras. Ele está associado à palidez, seguido por cianose (coloração azulada da pele, unhas ou boca) e rubor de mãos e pés, que ocorrem usualmente após estresse ou exposição ao frio.

Porque o pé demora para esquentar?

Há alguns casos nos quais as causas podem estar relacionadas a alguns problemas de saúde que prejudicam ainda mais o aquecimento dos pés. Esses problemas normalmente estão associados à má circulação de sangue, diabetes, anemia, hipotireoidismo, síndrome de Raynaud e, até mesmo, estresse e ansiedade.

O que quer dizer pé frio?

Naquele contexto, a expressão dizia respeito a alguém com pouco dinheiro e, por conta disso, sem sapatos adequados. A hipótese é que, com o tempo, -frio passou a ser usado quando o assunto é falta de grana – e em jogos, para quando alguém se afasta com cautela.

Porque sinto muito frio nas pernas?

Sentir frio pode indicar problemas de saúde Frio constante nas mãos e nos pés pode indicar um quadro de anemia, pois a falta de ferro no sangue, principal característica da condição, atrapalha a circulação. 2. O frio nas extremidades do corpo ainda pode ser sinal de insuficiência cardíaca.

Como se escreve pé frio?

Plural: pés-frios. Plural: pés-frios.

O que quer dizer a expressão pé d'água?

Chuva muito forte e passageira, ligeiro temporal. A previsão do tempo falou que não choveria e deu o maior pé d'água.