Porque quem tem cncer no pode ter febre? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O que acontece é que a quimioterapia diminui a produção de sangue. Entre os componentes do sangue estão as células responsáveis por nossa defesa. São os leucócitos, que funcionam mais ou menos como soldados de um exército, responsáveis pela nossa defesa contra micro-organismos.
É normal ter febre quando se faz quimioterapia?
A febre pode ocorrer durante o tratamento e requer uma investigação imediata, pois pode ser sinal de uma infecção, resultado da queda de resistência. Já náuseas, vômitos e diarreia podem ser controlados com medicamentos específicos, conforme orientação médica.
Quem faz radioterapia pode ter febre?
Pacientes em radioterapia devem comunicar-se imediatamente com a equipe médica caso apresentem febre (temperatura axilar maior que 37,8°C) ou sangramento.
Qual o mínimo de plaquetas para fazer quimioterapia?
Em casos de urgência ou sangramentos, podem-se transfundir plaquetas, mas isso somente tem indicação em casos onde a contagem esteja abaixo de 10.000 ou quando há manifestação de sangramento com contagens abaixo de 100.000.