Porque FM Melhor Que AM?

Porque FM melhor que AM

Embora ambas correspondam a métodos populares e eficientes de transmissão de informação por meio de sinais de rádio, existe uma série de diferenças fundamentais que originam vantagens e desvantagens para cada uma.

Maior quantidade de canais no FM

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.

O estudante Pedro Damasceno, ouvinte assíduo da Rádio Nacional, gosta da programação da AM por acreditar que atende a pessoas com menos recursos. Para ele, a migração para a FM - e a melhora na qualidade do som - vai permitir que as emissoras AM ganhem mais ouvintes.

Como fazer a migração de AM para FM

Como fazer a migração de AM para FM

Cada vez mais populares, as web rádios representam evoluções não somente relacionadas à tecnologia, como também à cultura de fazer e ouvir rádio, levando a modalidade, até mesmo, para os smartphones por meio de aplicativos personalizados. 

Com as possibilidades, fica o questionamento se existe uma frequência que seja melhor que a outra. A especialista afirma que, cada uma tem vantagens e e desvantagens que dependem, principalmente, do interesse da comunicação.

Aumento nas contratações

A transmissão de rádio, nesse caso, acontece ao se enviar um sinal sonoro em forma de ondas eletromagnéticas — ou ondas de rádio — por meio de uma torre. Dessa forma, aqueles aparelhos que estiverem sintonizados na mesma frequência que essas ondas conseguirão captar a mensagem enviada. 

Foi no final do século XIX que o homem descobriu que o som pode ser transmitido por meio de ondas eletromagnéticas, dando início, assim, ao que chamaremos de a era do rádio. Isso porque ele se tornou a mais popular e eficaz forma de transmissão durante grande parte do século XX, permanecendo, até hoje, como um canal atemporal de propagação de conteúdo. 

O amplo alcance da AM faz com que a frequência esteja sujeita a interferências de outras ondas eletromagnéticas, o que diminui a qualidade e nitidez do som, enquanto a FM se mostra mais sólida a esses problemas, ainda que o raio de cobertura seja inferior. A maior qualidade do som em uma estação FM também a torna mais adequada para um conteúdo estéreo.

2 Comments


				2 Comments

Luiz Silveira é obcecado por rádio, música e tecnologia. É especialista em marketing digital, com uma década de experiência tem como meta descomplicar a integração das emissoras de rádio ao meio digital.

A Taaqui oferece hoje uma das melhores plataformas para gerenciamento de rádio online, de uma forma bem prática você cria sua rádio online com poucos cliques e em poucos minutos. Com um sistema intuitivo a plataforma lhe oferece materiais de programas e programetes para enriquecer a programação. Criar Rádio Online nunca foi tão simples, com tutoriais de acompanhamento para fazer sua rádio crescer.

Amplitude e Frequência

As frequências AM e FM não dizem respeito apenas ao canal desejado e o tipo de programação geralmente encontrada em cada uma, e quem deseja investir na sua própria estação precisa conhecer a diferença entre as duas. Portanto, confira neste artigo um panorama sobre o assunto. Boa leitura!

Com o passar do tempo, essa modulação da amplitude — mesmo que a modalidade consiga alcançar várias centenas de quilômetros — revelou-se bastante sujeita a inconveniências, como as interferências de outros tipos de ondas eletromagnéticas. Dessa forma, como consequência da urbanização e da popularização das rádios comerciais, a modulação AM foi perdendo cada vez mais espaço para a FM. 

Assine Hoje!

Quando descobertos no século XX, os sinais tinham uma propagação significativamente maior, uma vez que enviavam pulsos mais modulados e amplos, de modo a atingir maior alcance, apesar de terem uma frequência média bastante irregular — e é daí vem o nome AM, “amplitude modulada”.

E do AM para o FM, se fez o digital. Assim como aconteceu com a televisão, uma nova tecnologia se apresentou para o rádio. Apesar da digitalização do sinal radiofônico no Brasil ocorrer a pessoas lentos, o processo já foi iniciado.

Isso porque, ainda que o FM tivesse menor alcance do que o AM (operando com uma distância média de aproximadamente 100 km, a depender das condições), ele era, de fato, bem mais resistente a essas interferências, além de apresentar uma qualidade sonora mais alta.

O que diferencia os diversos tipos de ondas eletromagnéticas?

O espectro eletromagnético nos mostra os tipos de ondas eletromagnéticas, que são classificadas pela sua frequência de oscilação ou pelo seu comprimento de onda. As ondas de menor frequência são as ondas de rádio, e as de maior frequência são as que correspondem à radiação gama.

Quem vai mais longe AM ou FM?

O alcance da faixa AM é muito superior ao da FM. Em termos técnicos, a AM opera entre 500 e 1600 Quilohertz, já a FM entre 88 e 108 Megahertz. Geralmente, o raio de alcance da FM não ultrapassa os 100 km.

O que determina o maior alcance do sinal das rádios AM em relação as rádios FM?

O amplo alcance da AM faz com que a frequência esteja sujeita a interferências de outras ondas eletromagnéticas, o que diminui a qualidade e nitidez do som, enquanto a FM se mostra mais sólida a esses problemas, ainda que o raio de cobertura seja inferior.

Porque rádio AM pega melhor a noite?

Já no caso das rádios AM e de ondas curtas, é possível captar à noite sinais de emissoras distantes que não podem ser alcançadas durante o dia. ... À noite, o fenômeno da ionização diminui e as ondas, em vez de serem absorvidas, passam a ser refletidas de volta para Terra, ganhando alcance maior.

O que aconteceu com rádio AM?

No começo de agosto de 2018, o Sistema Globo de Rádio havia comunicado o encerramento das transmissões das rádios Globo e CBN na frequência AM em suas operações próprias.

Qual frequência vai mais longe?

Comparação de alcance - 2.4 GHz vs. 5GhzMais 2 linhas•22 de jun. de 2021

O que é faixa estendida FM?

O número de rádios FM vem aumentando em todo o país. ... Com essa migração, a frequência da FM vai ser estendida nas maiores cidades do país, onde não há espaço para novas rádios. As faixas, que iam de 88 a 107 MHz, agora vão começar em 76 MHz. Mas, para ouvir essas rádios, os aparelhos vão ter que se adaptar.

O que aconteceu com as rádios AM?

O decreto também reabre o prazo para que as emissoras de rádio AM peçam a adaptação de suas outorgas para passarem a operar em FM. ... De acordo com o decreto, essas mudanças são necessárias pois a operação local será extinta em 31 de dezembro de 2023.

O que aconteceu com a rádio AM?

Migração de rádio do AM para o FM no Brasil Em 7 de novembro de 2013, foi assinado o decreto 8139 que permite a migração às emissoras de rádio que operam na faixa AM migrarem para a faixa FM.