Adam Smith é considerado o pai do liberalismo, sendo um dos pensadores e economistas mais importantes da história. ... Isto porque a principal obra de Adam Smith, “A Riqueza das Nações”, contribui de forma preponderante para alguns conceitos que são utilizados na sociedade moderna.
“As representações do real são derivadas das percepções sensíveis, sendo que essa é a única fonte para o conhecimento.” Nascido em Wrington, na Inglaterra, em 29 de agosto de 1632, John Locke é considerado o pai do liberalismo político e do empirismo inglês.
O liberalismo é um conjunto de pensamentos que surgiu no século XVII e ganhou destaque na Europa do século XVIII. O seu apogeu ocorreu após a Revolução Industrial, no início do século XIX.
O liberalismo surgiu no século XVII como um conjunto de teorias políticas que sustentaram uma luta estrutural e política contra o Antigo Regime, ou seja, contra a monarquia absolutista. ... Os principais teóricos do liberalismo clássico são Adam Smith, Alexis de Tocqueville e Benjamin Constant.
Um dos conceitos que apresentam é o da liberdade social. ... Se proporciona liberdade ao colocar os meios para que as pessoas que formam uma sociedade tenham a possibilidade de poder guiar suas próprias vidas. O homem precisa de liberdade para dar o melhor de si mesmo.
O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização. ... Assim, conservadores de diferentes partes do mundo — cada um mantendo suas respectivas tradições — podem discordar em uma ampla gama de questões.