Porque a água é um fator que ajuda na estabilidade térmica, por ter maior calor específico que a terra. Ou seja, em regiões litorâneas, a variação térmica costuma ser menor porque a água age como "reguladora". Isso explica o fato de a terra esquentar rápido, enquanto que o mar ainda está "frio".
O corpo humano apresenta uma temperatura normal entre 36 e 37,5ºC. Ela sofre alterações ao longo do dia, estando mais próxima de 36ºC durante a madrugada e mais para 37,5ºC no final da tarde. Esta variação é chamada de ciclo circadiano da temperatura corporal.
“Quanto maior é a taxa metabólica, mais calorias a pessoa queima e, com isso, maior é a tempera corporal”, diz o médico, explicando que quando isso não acontece – ou seja, quando a pessoa tem um metabolismo lento – a tendência é para que sinta constantemente frio.
As três palavras existem na língua portuguesa e estão corretas: friorento, friento e friolento. São adjetivos e palavras sinônimas que se referem a uma pessoa que sente mais frio do que os outros ou a um lugar onde faz muito frio. A palavra friorento é a mais utilizada e a socialmente mais aceite.
É por isso também que pessoas muito magras sofrem mais com o frio. “A gordura prende o calor dentro do organismo. Quem é magro tem mais dificuldade em manter os órgãos vitais aquecidos”, afirma. “Da mesma maneira, no verão, quem é mais gordinho sofre mais, porque não consegue perder calor”, explica.
Sim, fica subentendido que a questão relaciona somente pessoas obesas e as muito magras (pequenas e/ou 'finas'), mas é bom lembrar que os musculosos também tendem a sentir menos frio, porque a massa muscular gera significativo calor extra (o metabolismo nos músculos é cerca de três vezes maior do que a das células de ...
Olá. Uma pessoa mais magra tende a sentir mais frio comparado a uma com um peso maior porque o seu tecido adiposo é menor, sendo que ele tem como função atuar como um isolante térmico. E uma uma pessoa possui pouca gordura, não consegue se proteger do frio, pois o isolante térmico é menor.
Na terceira-idade, o organismo humano reduz a sua capacidade de regular sua própria temperatura, por isso, as trocas de calor, que normalmente levam o sangue para todas as partes do corpo e aquecem os tecidos, ficam prejudicadas fazendo com que os idosos sintam mais frio do que os jovens.
Confira 10 dicas dos alemães para sobreviver ao frio intenso: