Porque A Doença De Chagas Pode Causar Inflamaço No Coraço?

Porque a doença de Chagas pode causar inflamaço no coraço

A Doença de Chagas é uma enfermidade parasitária amplamente conhecida, transmitida pelas fezes de um inseto chamado Barbeiro. Existem outras formas de transmissão, como pela ingestão de alimentos contaminados com os parasitas, a transmissão de mãe para filho ou forma congênita, por transfusões de sangue e transplante de órgãos e por acidentes de laboratório. A doença é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

Prevenção

A doença pode causar problemas cardíacos graves, evidências hemorrágicas, dores nas articulações, náuseas e fraqueza muscular. Na maioria dos casos, o tamanho do coração do paciente afetado aumenta significativamente, pois as cavidades internas do coração se expandem, impedindo o bombeamento normal do sangue para o corpo, de forma eficiente. Quando a doença atinge seu estágio avançado, o coração é afetado gravemente e, em muitos casos, é necessário realizar um transplante cardíaco.

O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, mediante solicitação das Secretarias Estaduais de Saúde e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for diagnosticada.

A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão e uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada. 

Tratamento

Tratamento

Caindo na circulação, o Trypanosoma cruzi afeta os gânglios, o fígado e o baço. Depois se localiza no coração, intestino e esôfago. Nas fases crônicas da doença, pode haver destruição da musculatura e sua flacidez provoca aumento desses três órgãos, o que causa problemas como cardite chagásica (aumento do coração), megacólon (aumento do cólon que pode provocar retenção das fezes) e megaesôfago, cujo principal sintoma é a regurgitação dos alimentos ingeridos. Essas lesões são definitivas, irreversíveis.

O T. cruzi tem como hospedeiro intermediário um inseto conhecido popularmente como barbeiro e que, durante a picada na pessoa, defeca ou urina, liberando o parasita. Após a picada, a reação normal da pessoa é coçar o local, no entanto isso permite a entrada do T. cruzi no organismo e desenvolvimento da doença.

Artigos relacionados

Embora os sintomas possam melhorar até ao final do primeiro mês, o tratamento deve ser mantido por 2 meses para garantir que os parasitas inseridos no organismo pela picada do inseto são completamente eliminados. A única forma de garantir que a doença está curada é fazendo um exame de sangue no final do tratamento.

Em casos raros, pode existir intolerância ao Benznidazol, que pode ser percebida através de sinais como alterações das características da pele, náuseas, vômitos e diarreia. Se isso acontecer, é importante voltar ao médico para parar o uso do Benznidazol e iniciar o tratamento com outro medicamento, que normalmente é o Nifurtimox.

A melhora dos sintomas geralmente vai surgindo gradualmente a partir da primeira semana de tratamento e inclui redução da febre, melhora do mal estar, diminuição do inchaço abdominal e desaparecimento da diarreia.

Boletim Coronavírus no Instagram #23 | 07/07/2020

Boletim Coronavírus no Instagram #23 | 07/07/2020

A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores). A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.

Nos casos mais graves, pode também haver o aumento do coração, chamado de hiper ou cardiomegalia, insuficiência cardíaca, megacólon e megaesôfago, por exemplo, além de poder haver aumento do fígado e do baço.

Medidas de higiene que ajudam a prevenir a disseminação do novo coronavírus

Os sintomas da doença de Chagas normalmente surgem entre 7 e 14 dias após a infecção pelo parasita, no entanto quando o contágio acontece através do consumo de alimentos infectados, os sintomas podem surgir após 3 a 22 dias após a infecção.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Zika virus

Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas. Também recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc.) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata.

Outra forma de transmissão é o consumo de alimentos contaminados com o barbeiro ou seus excrementos, como caldo de cana ou açaí. A doença também pode ser transmitida através de transfusão de sangue contaminado, ou de forma congênita, isto é, de mãe para filho durante a gravidez ou parto.

Como é o diagnóstico

O diagnóstico da doença de Chagas é feito pelo clínico geral ou infectologista com base na fase da doença, sintomas apresentados pela pessoa e dados clínico-epidemiológicos, como lugar em que vive ou que visitou e hábitos alimentares.

A doença de Chagas, também chamada de tripanossomíase americana, é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que possui como hospedeiro intermediário o inseto barbeiro. Esse inseto costuma ser encontrado em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.

Publicações

Publicações

Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos (sinal de Romanã), aumento do fígado e do baço são os principais sintomas. Com frequência, a febre desaparece depois de alguns dias e a pessoa não se dá conta do que lhe aconteceu, embora o parasita já esteja alojado em alguns órgãos.

Para as pessoas na fase crônica, a indicação desse medicamento depende da forma clínica e deve ser avaliada caso a caso. Em casos de intolerância ou que não respondam ao tratamento com benznidazol, o Ministério da Saúde disponibiliza o nifurtimox como alternativa de tratamento, conforme indicações estabelecidas em Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.

Ainda não há vacina contra a doença de Chagas. Diante de um diagnóstico e do tratamento precoce, há maiores chances de cura, porém, na maioria dos casos a doença é assintomática. Uma pessoa infectada que seja diagnostica na fase aguda e receba o tratamento adequado tem aproximadamente 100% de chance de cura.

Quais os sintomas de Chagas no intestino?

Resumo: Uma das principais manifestações viscerais da doença de Chagas é o megacólon e suas conseqüentes complicações, tais como a constipação crônica e severa, a desconfortante distensão abdominal, os fenômenos oclusivos associados ao fecaloma e ao volvo da sigmóide, a necrose da alça volvida, a colite isquêmica ou a ...

Quais os exames para detectar a doença de Chagas?

O teste laboratorial mais utilizado para detectar a doença de Chagas, enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, é o ELISA, que usa partes deste protozoário para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue.

É possível erradicar a doença de Chagas?

Ainda assim, erradicar o inseto transmissor é praticamente impossível, pois já foram identificadas mais de 140 espécies de barbeiros, todas potencial transmissoras da doença.

Como fica o local da picada do barbeiro?

Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.

Qual o tratamento para Chagas no intestino?

O megacólon chagásico tem indicação de tratamento cirúrgico não só por causa dos sintomas rebeldes de constipação, mas, também, pelo risco das complicações comuns e de graves conseqüências que acompanham essa doença. O tratamento é paliativo, alivia a constipação evitando, portanto, a formação do fecaloma e do volvo.