A ressaca é um conjunto de sintomas físicos e mentais que surgem devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o que resulta em uma leve desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue e alteração no sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulantes, resultando em alguns sintomas como dor de cabeça, enjoo, mal estar geral e sede excessiva.
Por isso, quanto maior a quantidade de bebida, mais severos são os sintomas da ressaca, principalmente o vômito, que pode ainda piorar outro sintoma grave, a desidratação.
A ressaca é um efeito colateral pelo qual, certamente, muitas pessoas já passaram. Quando ocorre o consumo excessivo de álcool, no dia seguinte é comum ocorrerem dores de cabeça e enjoos, que são os sintomas mais costumeiros.
Por isso, entre um drinks e outro, opte por bebidas não alcoólicas leves, como a água de coco e suco de frutas, que irão te ajudar a manter uma boa hidratação, sem prejudicar sua saúde.
Esse problema surge no dia seguinte ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, embora algumas pessoas possam apresentar esses sintomas mesmo tendo bebido de forma comedida.
O vômito é, sem dúvidas, um dos piores sintomas de uma ressaca, e geralmente ocorre quando o consumo de bebida alcoólica é feito de forma muito exagerada.
Mas, apesar de ser um problema comum, a ressaca ainda não é totalmente compreendida pela ciência, embora já se saiba que ela está ligada à algumas alterações no organismo, como:
Apesar de não haver pesquisas suficientes sobre o uso de suplementos para tratar a ressaca, alguns suplementos parecem ser promissores para ajudar a amenizar alguns sintomas. Exemplos incluem o gengibre, o ginseng vermelho e o ginseng siberiano (ou eleuthero).
Bebidas carbonatadas como os refrigerantes ou a água com gás podem acelerar a absorção de álcool pelo corpo. Por isso é tão importante evitar alternar entre uma dose de álcool e outra de refrigerante, por exemplo, pois pode aumentar o risco de uma ressaca.
Para evitar a ressaca, é recomendado beber 1 copo de água para cada copo de bebida para garantir a hidratação, não beber de estômago vazio e, de preferência, tomar sempre a mesma bebida, evitando misturar cerveja, vinho, vodka e caipirinha, por exemplo.
Não há como curar ressaca propriamente dita, porque não se sabe exatamente por que ela ocorre. Mas é possível amenizar alguns de seus sintomas usando algumas dicas bastante simples, como veremos a seguir:
Veja também: Receitas de drinks sem álcool e poucas calorias
Ao adotar essas dicas, é possível evitar que a pessoa fique rapidamente bêbada, além de fazer com que beba menos, mantenha a hidratação e dando mais tempo ao organismo para metabolizar o álcool, ajudando, assim, a evitar a ressaca. No entanto, estas dicas não devem ser usadas para conseguir beber mais, uma vez que o consumo excessivo de álcool pode levar a problemas mais sérios de saúde como o coma alcoólico e a cirrose hepática, por exemplo.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Geralmente estes sintomas surgem no dia seguinte, depois de dormir, mas podem surgir antes, entre 4 a 6 horas após parar de beber. A intensidade dos sintomas varia de acordo com a quantidade de álcool que a pessoa consumiu e por isso, se a pessoa não se lembra de nada da noite anterior, significa que ela consumiu uma grande quantidade de álcool e encontra-se num estado chamado Blackout Alcoólico, que é a perda temporária de memória.
Às vezes a mistura de outras bebidas, ou até mesmo os petiscos e alimentos que eram comidos juntos causam o vômito, pois uma comida que não lhe cai bem pode provocar o vômito sem ter qualquer relação com a ingestão de álcool.
Resposta: Por ordem decrescente: conhaque, vinho tinto, uísque, vodca, gim, álcool puro, cerveja. As três primeiras estão na categoria de bebidas que, ao serem metabolizadas em nosso corpo, podem formar uma substância muito tóxica chamada formaldeído, que em altas quantidades pode provocar cegueira e até a morte.
A ressaca é um processo iniciado na eliminação do álcool do organismo. Os seus efeitos geralmente duram 1 dia, podendo se estender por até 2 dias. Esse tempo é o necessário para que o excesso da substância seja metabolizado pelo corpo.
O álcool é uma droga depressora que retarda as mensagens que viajam entre o cérebro e o corpo. Uma ressaca pode resultar em respiração reduzida, envenenamento por álcool e desidratação. Então tecnicamente, uma ressaca pode causar a morte, mas pode ser devido a um fator contribuinte.
Então, descubra como NUNCA MAIS ficar de ressaca:
Aparentemente, vc pode estar guardando sentimentos e sensações, deixando de expressa-los por algum motivo, e qdo fica mais vulnerável eles acabam aparecendo como tristeza, angústia, necessidade de ficar sozinho, enfim... São questões com as quais vc precisa lidar para eliminar tais comportamentos.
A ressaca acontece quando após o consumo exagerado de bebida alcoólica, a pessoa acorda no dia seguinte com muita dor de cabeça, dor nos olhos e enjoo, por exemplo. Esses sintomas acontecem devido à desidratação provocada pelo álcool no organismo e pelo trabalho excessivo do fígado para eliminar o álcool do sangue.