EQST

Por Que O Florescimento Da Cana-de-açcar Indesejvel?

Por que o florescimento da cana-de-açúcar é indesejável?

A falta de água antes e durante o período do início do processo de florescimento reduz ou inibe sua ocorrência. Caso essa falta de água venha relacionada com altas temperaturas o efeito de inibição será ainda maior. Quando o florescimento ocorre, perdas de produção significativas poderão acontecer na lavoura.

Como é a flor da cana-de-açúcar?

A inflorescência ou panícula da cana-de-açúcar é chamada de flecha, bandeira ou flor e apresenta tamanho, cor e formação dependente das espécies ou cultivares.

O que ocorre com a cana-de-açúcar quando ela floresce?

Quando a cana floresce os colmos param de emitir novos entrenós e iniciam um processo conhecido como isoporização. ... A cana apresenta uma idade cronológica e fisiológica em que ela se encontra apta a receber o estímulo para a floração. Essa idade varia de 4 a 5 meses para cana planta, e, de 3 a 4 meses para cana soca.

Quais os principais fatores que influenciam no florescimento da cana-de-açúcar?

O florescimento da cana-de-açúcar é controlado por um complexo de fatores, envolvendo, principalmente, o fotoperíodo, a temperatura, a umidade e a radiação solar (CASTRO, 2001), além da maturidade da planta e da fertilidade do solo (FARIAS et al., 1987).

O que é Isoporização dos colmos da cana-de-açúcar?

Entre eles temos a isoporização da cana-de-açúcar, que é basicamente a perda de água do colmo para outras partes da planta. Isso se dá porque o colmo perde umidade tornando-se mais “chocho” e com maior percentual de teor de fibras, ficando consequentemente menos espesso e denso.

Como evitar o florescimento da cana-de-açúcar?

Os produtores de cana devem aplicar inibidores no início dos meses de fevereiro e março, antecipando o florescimento. Se houver a emissão do pendão floral, não há mais tempo para corrigir, entretanto, a orientação do CTC é antecipar a colheita da variedade para evitar mais perdas.

Como é produzido o açúcar a partir da cana?

Esse processo é relativamente simples, basta moer a cana para fazer escorrer o açúcar em estado líquido, o famoso caldo de cana. Se este caldo for fervido, o excesso de água evapora e ele se transforma em açúcar. Se ele for fermentado, vira álcool.

Qual tipo de inflorescência da Cana-de-açúcar?

Florescimento A inflorescência ou panícula da cana-de-açúcar é chamada de flecha, bandeira ou flor apresentando tamanho, cor e formação dependendo das espécies ou cultivares. É originária da gema apical, com um eixo principal ou ráquis, prolongamento do último entre-nó do ápice da cana.

Porque a cana floresce?

O fenômeno do florescimento ocorre quando as condições climáticas são favoráveis ao seu aparecimento, como o fotoperíodo curto, umidade antes e durante o processo de indução, diferença entre as temperaturas médias diurnas e noturnas e sensibilidade da cana.

Como que a radiação solar pode influenciar no cultivo da cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar se desenvolve melhor em áreas que recebem energia solar de 18 á 36 MJ/m² sendo capaz de produzir altos índices fotossintéticos, a luz afeta a qualidade, a produtividade e o perfilhamento da cana-de-açúcar, sendo que, alta intensidade de luz e longa duração promovem perfilhamento enquanto dias curtos e ...

O que é Isoporização Evitá-la e quais prejuízos tecnológicos podem causar?

A isoporização consiste em uma progressiva desidratação dos colmos, ocorrendo com a entrada da estiagem. À medida que o ambiente fica mais seco, os prejuízos se avolumam. Em julho, o fenômeno pode reduzir até 5% da produtividade.

O que é Isoporização na cana-de-açúcar E como prevenir?

A isoporização é um fenômeno independente ligada à variedade de cana e às condições de ambiente. O florecismento intensifica a isoporização. O redirecionamento de açúcares para formação de flores provoca a perda de água nos colmos.

Onde é produzido o açúcar nos dias de hoje?

O açúcar é fabricado em usinas de cana-de-açúcar. Mas tudo começa na plantação, feita por máquinas que abrem buracos no solo e depositam pedaços cortados de cana, que servem como mudas. No Estado de São Paulo, cerca de metade da colheita também é realizada por máquinas.

Como é feita a produção do etanol a partir da Cana-de-açúcar?

Depois de colhida, a cana-de-açúcar deve ser entregue à usina em até 24 horas, para evitar a perda de qualidade. Após a chegada, ela segue o seguinte processo: Pura, é colocada sobre uma esteira, onde recebe lavagem para a retirada de resíduos e impurezas. Dali segue para a moagem.

Quais são os dois constituintes da folha da cana-de-açúcar?

Mais 17 linhas

Quais são os tipos de entrenós da cana-de-açúcar?

Após a brotação da gema se desenvolvem os rizomas que são semelhantes ao colmo aéreo, porém os entrenós são mais curtos, grossos e escuros.

Em que consiste o processo de isoporização em cana-de-açúcar?

Entre eles temos a isoporização da cana-de-açúcar, que é basicamente a perda de água do colmo para outras partes da planta. Isso se dá porque o colmo perde umidade tornando-se mais “chocho” e com maior percentual de teor de fibras, ficando consequentemente menos espesso e denso.

O que é a cana soca?

( ) Cana-soca é a primeira produção de colmos após o plantio, já nas de- mais safras denomina-se rebrota. A cultivar é a tecnologia mais importante e de menor custo para o produtor de cana-de-açúcar.

Quais são os fatores relacionados ao cultivo da cana-de-açúcar que influenciam em sua qualidade como Matéria-prima para a produção de açúcar?

Os fatores que influenciam no cultivo da cana-de-açúcar são os fatores ambientais (temperatura, luminosidade e umidade relativa do ar e o solo), os fatores genéticos e fisiológicos (variedade, idade, tamanho e sanidade das gemas) e por fim, os fatores fitotécnicos (práticas agrícolas realizadas no manejo).

Qual região é favorável para o cultivo da cana-de-açúcar?

regiões tropicais As regiões tropicais são as que oferecem melhores recursos para o desenvolvimento da cana, pois ela necessita da luz solar para seu crescimento. A temperatura predominante desejável varia entre 19º e 32º C, onde as chuvas sejam bem distribuídas, com precipitação acumulada acima de 1000 milímetros por ano.