A preservação do patrimônio natural propicia excelente exercício de integração entre os elementos físicos e biológicos da natureza, os sistemas que estabelecem entre si e com as ações humanas.
A conservação visa proteger o solo contra certas deteriorações induzidas por fatores antropogênicos ou naturais. E mantê-lo produtivo de geração a geração. Evitando o seu esgotamento ou deterioração, provocados por fatores naturais e/ou introduzidos pelo próprio homem.
Esses são elementos fundamentais para que uma população se reconheça como sociedade, como uma nação. Sendo assim, preservar a cultura ajuda a manter as tradições para que os habitantes de uma região se reconheçam nas manifestações criadas e mantidas de forma espontânea.
Patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens materiais e imateriais que, pelo seu valor, são considerados de interesse relevante para a conservação da identidade e da cultura de um povo. Preservar é defender, proteger, resguardar, manter livre de corrupção perigo ou dano, conservar e exercer o direito à cidadania.
A importância de conhecermos e valorizarmos os Patrimônios da humanidade reside no fato de que eles possuem um inestimável valor sentimental para um determinado povo, uma cultura ou religião. ... Os patrimônios da humanidade também nos permitem viajar no tempo histórico e aprendermos algo novo ao visitá-los.
Além do valor sentimental para um povo, uma cultura ou religião, o patrimônio histórico também pode ter valor estético, cultural, científico e histórico para outros povos e culturas. A cidade de Jerusalém, por exemplo, tem valor religioso e cultural para muitas nações, culturas e religiões.
Então, os registros são importantes para que possamos entender como tudo aconteceu e como era a situação em que um povo viveu. Por exemplo: Através de registros históricos podemos saber o período em que certo povo viveu, como eram organizadas suas sociedades, instrumentos utilizados etc.