A Irisina é uma proteína de sinalização e recebeu esse nome em referência à deusa grega Iris, a mensageira.
Tabela de alimentos para diabéticos
O diabético deve comer 1 pão integral ou 1 fruta como tangerina ou abacate, por exemplo, antes de fazer exercício físico como caminhada, caso a sua glicemia esteja abaixo de 80 mg/dl para evitar que o açúcar no sangue baixe muito, podendo causar tontura, visão turva ou desmaio.
O portador de diabetes pode comer bem antes do treino e uma forma disso é fazer um lanche contendo duas fatias de pão integral e um ovo mexido. A fruta também é bem-vinda nessa ocasião. Evite comer algo que seja de baixa digestão, como por exemplo, queijos, leites, iogurtes, embutidos e pães com creme.
"Para evitar a hipoglicemia noturna, o ideal é fazer um lanche antes de dormir, consumindo carboidratos e proteínas, como leite ou pão com queijo e presunto", afirma a nutricionista Deise Regina Baptista Mendonça, do Departamento de Nutrição e Metabolismo da Sociedade Brasileira de Diabetes.
O principal papel do hormônio insulina é transportar esse açúcar para dentro das células e lá ocorrer à transformação dele em ATP (energia), sendo assim esta deficiência ou não produção da insulina, faz com que o açúcar permaneça no sangue, ocasionando o cansaço físico, relativamente à sensação de está sempre com sono.
Exemplo de um dia alimentar saudável
Quem tem Diabetes deve manter uma alimentação equilibrada, regular, variada e natural. Deve ser fracionada de em torno de 3 em 3 horas para evitar hipoglicemia e descontrole da fome, resultando em maior ingestão de alimentos após longos períodos sem alimentar.
Muitas pessoas acreditam que o metabolismo corporal fica mais acelerado quando nos alimentamos de três em três horas, o que não é verdade. As pesquisas científicas desta área apontam que comer a cada três horas não altera em nada o metabolismo e nem aceleram a queima de gordura.