Para quem pago o IPVA? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O imposto é calculada sobre o valor de mercado dos automóveis, a taxa que deve ser paga pelos proprietários de veículos varia de 1% a 4% do valor do bem. Mas muitos proprietários não precisam pagar o IPVA 2021. O motivo mais comum para isenção do IPVA é a idade do veículo.
Qual é a função do IPVA?
Mas, na verdade, o IPVA não é destinado apenas à manutenção de ruas e estradas. Os recursos arrecadados podem ser utilizados, por exemplo, para o pagamento de servidores, para a compra de material para escolas e hospitais e até para pagar dívidas estaduais.
Em qual área o IPVA está sendo usado?
Dessa forma, o dinheiro do IPVA pode ser usado na educação, segurança, saúde, saneamento e outras áreas. A confusão existe porque em 1969 foi instituída a cobrança da Taxa Rodoviária Única (TRU), cuja arrecadação era 100% destinada ao sistema de transportes, bem como na conservação de vias.
O que é preciso pagar além do IPVA 2021?
O DPVAT, também chamado de “seguro obrigatório”, deveria ser pago pelo proprietário do veículo juntamente com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ), na maioria dos estados. O pagamento do seguro DPVAT 2021 já inclui o IPVA, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.
O que é preciso para pagar o IPVA?
Neste caso, a forma mais fácil é acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado. Ao acessar, preencha os dados, como, por exemplo, RENAVAM e a placa do carro ou moto. Os sites estaduais, em geral, já fornecem a opção de baixar o boleto do IPVA em atraso. Assim, é só efetuar o pagamento como achar melhor.