Os ovários fazem parte do sistema reprodutor feminino, juntamente com o útero, tubas uterinas (antes conhecidas como trompas de Falópio) vagina e vulva. Têm duas funções:
O cГіrtex Г© a porção mais externa do ovГЎrio. A sua superfГcie externa estГЎ coberta por epitГ©lio germinativo e pela tГєnica albugГnea. O epitГ©lio germinativo Г© um epitГ©lio cГєbico simples contГnuo com o mesovГЎrio. A tГєnica albugГnea localiza-se abaixo das cГ©lulas germinativas, e Г© composta por tecido conjuntivo denso.
O segundo hormônio produzido pelos ovários na puberdade é a progesterona. Esta é elaborada pelo corpo amarelo ou lúteo que se forma cada vez que um óvulo é liberado. Uma vez que os corpos amarelos não persistem por mais de duas semanas após a ovulação na fêmea não prenhe, a progesterona não é produzida continuadamente, exceto durante a gestação.
Os ГіrgГЈos reprodutores femininos passam por importantes mudanГ§as estruturais e funcionais a cada mГЄs. Essas mudanГ§as nГЈo ocorrem somente para tornar a vida das mulheres difГcil, elas tambГ©m tГЄm uma função crucial no inГcio da gravidez. Se a gravidez nГЈo ocorrer, o revestimento endometrial proliferado se descama e se desprende, passando pela vagina como sangue menstrual. Essas atividades ocorrem sob a influГЄncia de hormГґnios secretados pelos ГіrgГЈos sexuais femininos (ovГЎrios), conforme determinado pelo sistema endГіcrino. Os hormГґnios sexuais femininos tambГ©m tГЄm um papel importante na maturação sexual.
Como resultado, o endométrio que fora levado a um alto grau de desenvolvimento por esse hormônio, desintegra-se, descarna e sangra; isso constitui a menstruação. Pode-se pois deduzir que a menstruação depende fundamentalmente da falta do corpo amarelo em continuar secretando a progesterona.
Quando a mulher estГЎ na fase adulta, a regiГЈo externa do ovГЎrio secreta uma elevada quantidade de folГculos com tamanhos diferenciados. Г‰ justamente nesses folГculos que se encontram os Гіvulos.
Os bulbos vestibulares sГЈo um par de tecidos erГ©teis subcutГўneos anГЎlogos ao bulbo peniano e ao corpo esponjoso no sexo masculino. Eles se estendem de cada lado do vestГbulo e se unem na frente do orifГcio uretral.
A dor proveniente dos ovГЎrios Г© referida na regiГЈo periumbilical. Por essa razГЈo, pode ser confundida com a dor do apГЄndice vermiforme, jГЎ que a dor causada pela inflamação do apГЄndice tambГ©m Г© referida nesta ГЎrea. A presenГ§a de sensibilidade anexial (tubas uterinas, ovГЎrios e estruturas adjacentes) e a ausГЄncia de dor migratГіria desde o umbigo atГ© Г fossa ilГaca direita podem ajudar na diferenciação entre apendicite e patologia ovariana. AlГ©m disso, a dor ovariana tambГ©m pode ser referida ao aspecto medial da coxa, atravГ©s do nervo obturatГіrio adjacente.
Pelo fato de os ovГЎrios atuarem na produção dos hormГґnios juntamente com a hipГіfise, as estruturas ovarianas sГЈo fundamentais para o desenvolvimento das caracterГsticas especГficas do sexo feminino e na regulação do ciclo menstrual.
Os grandes lГЎbios sГЈo duas dobras cutГўneas longitudinais cobertas por pГЄlos pubianos. Eles sГЈo a parte mais lateral da vulva, estendendo-se desde o monte pubiano atГ© o perГneo. A fenda entre os grandes lГЎbios Г© chamada de fenda da vulva ou rima do pudendo. ContГ©m os pequenos lГЎbios e o vestГbulo. Os dois grandes lГЎbios fundem-se anteriormente (comissura anterior) e posteriormente (comissura posterior). Os grandes lГЎbios sГЈo homГіlogos ao escroto no sexo masculino.
O folГculo maduro restante Г© conhecido como corpo lГєteo e atua na produção de hormГґnios ovarianos durante 14 dias, atГ© que eles comecem a se regenerar, caso nГЈo ocorra a gravidez.
O hermafroditismo Г© um distГєrbio de diferenciação sexual caracterizado pela existГЄncia de genitГЎlia feminina e masculina em um mesmo indivГduo. O hermafroditismo verdadeiro Г© a condição na qual um indivГduo possui tanto ГіrgГЈos reprodutivos femininos quanto masculinos, seja por ter um ovГЎrio e um testГculo separadamente, seja por ter tecido ovariano e testicular combinados na forma de um ovoteste. Ao nascer, esses indivГduos podem apresentar uma genitГЎlia ambГgua, mas geralmente sГЈo considerados meninos (sexo masculino). No entanto, na puberdade eles podem desenvolver seios e comeГ§ar a menstruar.
O monte pubiano Г© uma massa de tecido subcutГўneo adiposo localizado anteriormente Г sГnfise pГєbica. A pele sobre o monte pubiano Г© coberta com uma camada triangular de pГЄlos pubianos.
Os ovГЎrios recebem seu suprimento arterial das artГ©rias ovarianas, que emergem da aorta abdominal. Esses vasos sanguГneos alcanГ§am as gГґnadas percorrendo um trajeto dentro dos ligamentos suspensores.
Isto implica em que os ovГЎrios comecem a liberar um Гіvulo, cada 28 dias aproximadamente, que Г© recolhido pelo oviduto. Os ovГЎrios, alГ©m disso, sob o estГmulo gonadotrГіfico, passam a funcionar como glГўndula endГіcrina, produzindo dois hormГґnios: estrogГЄnio e progesterona.
A glândula localizada na base do cérebro, chamada de hipófise, é responsável por produzir dois tipos de hormônios, o LH e o FSH que, por sua vez, estimulam o crescimento e liberação de um ovócito (a célula germinativa feminina) do ovário.
Esta camada especial Г© denominada tГєnica albugГnea. Sua cor Г© esbranquiГ§ada; seu nome sugere o alto teor de substГўncia intercelular que encerra, bem como sua pobreza em vasos. Contrastando com a densa textura do estroma cortical, o da medular Г© organizado frouxamente.
Sua membrana se cora com intensidade moderada. Os grГўnulos de cromatina nГЈo sГЈo proeminentes. Desse modo, apresenta aspecto geral pГЎlido, exceto no que se refere ao nuclГ©olo, que Г© bem corado e evidente. O citoplasma do folГculo dos ovГЎrios Г© pГЎlido e contГ©m granulações vitelinas, uniformemente dispersas.
Cada ovГЎrio estГЎ localizado em umaВ fossa ovariana da pelve verdadeira, adjacente ao Гєtero e inferior a cada uma das tubas uterinas. O ovГЎrio contГ©m quatro superfГcies (anterior, posterior, medial e lateral) e dois polos (superior e inferior). Г‰ sustentado em sua posição por vГЎrios pares de ligamentos: ligamento suspensor do ovГЎrio, ligamento ovariano prГіprio (ligamento do ovГЎrio) e mesovГЎrio.
Os ovГЎrios fazem parte do sistema reprodutor feminino. Normalmente a mulher possui um par de ovГЎrios, localizados um de cada lado do Гєtero. Os ovГЎrios sГЈo ligados ao Гєtero atravГ©s de canais, os quais chamamos “trompas de FalГіpio”.
A cada ciclo da menstruação, um folГculo se desenvolve e uma quantidade grande de estrГіgeno passa a ser secretada. A partir desse momento, o folГculo Г© chamado de folГculo de Graaf.
Em sua maior parte, o estroma do cГіrtex ovariano Г© mais rico em cГ©lulas do que em substГўncia intercelular. Apresenta, em corte, uma aparГЄncia densamente nucleada. AlГ©m disso, os feixes de cГ©lulas e fibras que o constituem em sua maioria, dirigem-se em vГЎrias direções. DaГ, apresentar o estroma, num corte, um aspecto de “redemoinho” caracterГstico.