O ACTH é um hormônio produzido pela hipófise e tem como função estimular a produção de hormônios esteroides pelas glândulas suprarrenais e pituitária, como cortisol, aldosterona e androgênios.
Esta prueba mide el nivel de la hormona adrenocorticotrópica (ACTH, por su sigla en inglés) en una muestra de sangre. Una hormona es un mensajero químico en el torrente sanguíneo que controla las acciones de ciertas células u órganos. La ACTH le indica a las glándulas suprarrenales, dos pequeñas glándulas que se encuentran sobre los riñones, que produzcan otra hormona llamada cortisol.
O médico vai pedir ao paciente o exame de ACTH se notar possíveis indícios de desequilíbrio hormonal, especialmente referente ao cortisol. “O ACTH, em conjunto com o cortisol, é útil na avaliação dos problemas da glândula adrenal e da hipófise. Ou seja, pode esclarecer as causas das alterações na produção de cortisol”, aponta o endocrinologista Odilon Denardin, consultor médico do Labi Exames.
Conozca más sobre pruebas de laboratorio, rangos de referencia y cómo entender sus resultados.
O exame mede a quantidade de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) no sangue. Ele é produzido na hipófise e estimula a fabricação de cortisol nas glândulas suprarrenais. O cortisol é um hormônio esteroide importante para regular o metabolismo da glicose, de proteínas e de lipídios, suprime a resposta imunológica e mantém a pressão arterial. A produção de ACTH aumenta quando os níveis de cortisol estão baixos e diminui quando estão altos.
Assim, para verificar o nível de ACTH, será necessária uma amostra de sangue, colhida de uma veia no braço, como em um hemograma tradicional. “Mas, o sangue deve ser colhido preferencialmente de manhã”, lembra Thais Mussi, endocrinologista e metabologista. E no momento da coleta, também é importante citar caso use algum medicamento, pois certos tipos podem interferir no resultado.
O exame de ACTH é normalmente indicado pelo médico quando existe suspeita de alterações na glândula suprarrenal ou pituitária ou quando a pessoa apresenta sinais ou sintomas que sejam indicativos da produção excessiva ou deficiente de cortisol, como por exemplo:
Alguns testes usados para diagnóstico dos distúrbios do ACTH e do cortisol dosam o cortisol após estimulação ou supressão com medicamentos. Os mais comuns são o teste de estimulação com ACTH e o de supressão com dexametasona.
Las enfermedades que afectan cualquier parte de este sistema pueden influir en la cantidad de cortisol de su cuerpo. Demasiado o muy poco cortisol puede llevar a problemas de salud graves.
Problemas que afetam a hipófise e as glândulas suprarrenais podem aumentar ou diminuir os níveis de ACTH e de cortisol no sangue e resultar em sintomas relacionados com deficiência ou excesso de cortisol. Alguns tumores em localizações diferentes da hipófise, como os pulmões, podem produzir ACTH e aumentar seus níveis sanguíneos.
Su profesional de la salud le dirá cómo prepararse para su prueba. Es posible que deba ayunar (no comer ni beber) durante varias horas antes de la prueba. A menudo, las muestras de sangre para la prueba de ACTH se toman temprano en la mañana cuando los niveles de ACTH están en su punto más alto del día.
Niveles altos de ACTH y cortisol son un signo de un tumor hipofisario que produce ACTH (enfermedad de Cushing): La ACTH adicional provoca que las glándulas suprarrenales produzcan demasiado cortisol.
Si sus glándulas suprarrenales producen una cantidad normal de cortisol después de la inyección, esto sugiere que un problema con el hipotálamo o la glándula pituitaria está causando niveles bajos de cortisol. Si sus glándulas suprarrenales producen poco o nada de cortisol después de la inyección, lo más probable es que tenga un problema que afecte la salud de sus glándulas suprarrenales.
Sintomas sugestivos de hipopituitarismo incluem irregularidades do ciclo menstrual, hipogonadismo, diminuição da libido, micção noturna e perda de peso. Quando há um tumor de hipófise, a pessoa pode apresentar distúrbios visuais, como visão em túnel (perda da visão lateral), visão dupla e cefaleia (dor de cabeça).
Outros achados são hipertensão arterial, potássio baixo, bicarbonato alto e glicose alta.
O exame de ACTH é feito a partir da avaliação de uma amostra de sangue, que deve ser preferencialmente colhida durante a manhã, já que é durante esse período em que normalmente é verificada maior concentração de ACTH. Esse hormônio é secretado aos poucos durante o dia, tendo níveis mais altos às 6 e 8h e níveis mais baixos às 21 e 22h.
Em 2017, fez estágio em psicologia clínica na Unidade de Saúde Mental de Requena. Atualmente trabalha como escritora profissional e professora de aulas extracurriculares de inglês e colabora como voluntária para diferentes organizações e ONGs em atividades associadas à sua formação.
A hipófise localiza-se no centro do crânio, abaixo do cérebro, e é parte do sistema endócrino, um grupo de glândulas que produzem hormônios que agem sobre órgãos, tecidos e outras glândulas que regulam diversos sistemas no corpo. Quando os níveis de cortisol no sangue diminuem, o hipotálamo produz o hormônio liberador da corticotrofina (CRH), que estimula na hipófise a produção de ACTH. Este, por sua vez, estimula a produção de cortisol nas glândulas suprarrenais.