Para Que Serve O Exame De Sangue Complemento C3?

Para que serve o exame de sangue complemento C3

Esta proteína forma parte del sistema del complemento. El sistema del complemento es un grupo de casi 60 proteínas que se encuentran en el plasma sanguíneo o en la superficie de algunas células. Las proteínas trabajan con su sistema inmunológico y desempeñan un papel para proteger al cuerpo de las infecciones, para eliminar las células muertas y los materiales extraños. En raras ocasiones, las personas pueden heredar la deficiencia de algunas proteínas del complemento. Estas personas son propensas a ciertas infecciones o trastornos autoinmunes.

Independente de anticorpos, ocorrendo quando poliânions (p. ex., heparina, protamina, DNA e RNA das células apoptóticas), bactérias Gram-negativas ou proteína C reativa reagem diretamente com C1

Marcadores

C5a regula as atividades dos neutrófilos e monócitos podendo causar maior aderência das células, desgranulação e liberação das enzimas intracelulares dos granulócitos, pro- dução de metabólitos tóxicos derivados do oxigênio e iniciar outros eventos metabóli-cos celulares.

La cascada del complemento es una serie de reacciones que tiene lugar en la sangre. La cascada activa las proteínas del complemento. El resultado es una unidad de ataque que crea agujeros en la membrana de las bacterias, destruyéndolas. El C3 se adhiere a las bacterias y las mata directamente.

Forma en que se realiza el examen

Forma en que se realiza el examen

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

C3 e C4 são utilizados para determinar se deficiências ou anormalidades no sistema complemento estão provocando ou contribuindo para a condição ou doença de um paciente. A atividade do complemento total (CH50 ou CH100) pode ser solicitada para verificar a integridade de toda a via clássica do complemento. Outros componentes do complemento são solicitados, quando necessário, para investigar deficiências.

Riesgos

Os níveis de proteínas do complemento estão geralmente aumentados, em conjunto com outras proteínas não relacionadas (chamadas de proteínas de fase aguda), durante a inflamação aguda ou crônica. Todas elas, em geral, retornam ao normal quando a condição subjacente é resolvida. Entretanto, as proteínas do complemento são raramente medidas nessas condições, se comparadas com o teste mais solicitado, o da proteína C reativa (PCR). A importância de sua medida nessas situações não é abordada aqui.

C3a, C5a e C4a (fracamente) tem atividade anafilatoxina: causam a desgranulação dos mastócitos, aumentando assim a permeabilidade vascular e a contração da musculatura lisa.

Versión en inglés revisada por: Neil J. Gonter, MD, Assistant Professor of Medicine, Columbia University, NY and private practice specializing in Rheumatology at Rheumatology Associates of North Jersey, Teaneck, NJ. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David C. Dugdale, MD, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.

Consideraciones

Consideraciones

O sistema complemento é um conjunto de proteínas sanguíneas circulantes que trabalham juntas para promover respostas imunes e inflamatórias. Sua principal função é destruir substâncias estranhas como bactérias e vírus. Os nove componentes principais do complemento são aqueles designados como C1 a C9. Eles são assistidos e regulados por vários subcomponentes e inibidores.

As proteínas do sistema complemento possuem várias funções biológicas (p. ex., estimulam a quimiotaxia e a desgranulação dos mastócitos independente da imunoglobulina E [IgE]).

Os níveis de complemento podem estar diminuídos devido a uma deficiência hereditária (relativamente rara) ou devido a aumento do consumo. Uma deficiência hereditária de uma das proteínas do complemento leva, geralmente, a uma alta frequência de infecções microbianas recorrentes ou doença autoimune. Se a deficiência é resultado de uma condição aguda ou crônica subjacente, os níveis de complemento, em geral, irão retornar ao normal se essa condição for resolvida.

Imágenes

O sistema complemento é parte do sistema imune inato do corpo. Ao contrário do sistema imune adquirido, que produz anticorpos e que tem como alvo a proteção contra ameaças específicas, o sistema imune inato é inespecífico e pode responder rapidamente a substâncias estranhas. Ele não necessita de uma exposição prévia ao micro-organismo ou substância invasora e não mantém uma memória de encontros anteriores. Como parte do sistema imune inato, o sistema complemento desenvolveu-se para reconhecer complexos antígeno-anticorpo (imunocomplexos), assim como  algumas estruturas e polissacarídeos (carboidratos complexos) encontrados na membrana externa de micro-organismos e outras células estranhas.

Bean KV, Massey HD, Gupta G. Mediators of inflammation: complement. In: McPherson RA, Pincus MR, eds. Henry's Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods. 24th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2022:chap 48.

Total de visualizações de página

Os componentes da via clássica costumam ser rotulados com um C e um número (p. ex., C1, C3), com base na ordem em que essas proteínas foram identificadas. Já na via alternativa, os componentes são geralmente classificados por letras (p. ex., fator B, fator D) ou por nome (p. ex., properdina).

Nota: los rangos de los valores normales pueden variar ligeramente entre diferentes laboratorios. Hable con su proveedor acerca del significado de los resultados específicos de su examen.

Sullivan KE, Grumach AS. The complement system. In: Burks AW, Holgate ST, O'Hehir RE, Broide DH, et al. eds. Middleton's Allergy: Principles and Practice. 9th ed. Philadelphia, PA: Elsevier; 2020:chap 8.

O que significa C3 e C4 altos?

Conclusão: Concluímos que o aumento dos componentes C3 e C4 do Complemento ocorreu nos pacientes estudados com alergias respiratórias e de pele. É possível que os componentes C3 e C4 do Sistema Complemento possam ser marcadores de respostas inflamatórias alérgicas.

Qual o valor normal do complemento C3?

Valor de Referência: De 90,0 a 180,0 mg/dL. Interpretação: O componente C3 do complemento é um dos nove componentes principais do complemento total que atua nas respostas imunológicas humorais.

O que é complemento C4 no exame de sangue?

O complemento C4 é o segundo componente reativo da via clássica de ativação do complemento. É uma proteína sintetizada principalmente pelo fígado e sua determinação é útil na avaliação de algumas doenças autoimunes como indicadores de atividade da doença.

Que exame é esse C3?

A quantificação de C3 é utilizada para avaliação de indivíduos com deficiência congênita deste fator ou portadores de doenças por imunocomplexos, os quais ativam a via clássica do complemento: LES, glomerulonefrites e outras.

O que significa complemento C3 baixo no exame de sangue?

Níveis diminuídos de C3 acompanhados de níveis diminuídos de C4 podem estar associados a lupus eritematoso sistêmico ativo, doença do soro, hepatites autoimunes ou crônicas, endocardite infecciosa e doença de imunocomplexos.

Que exame é complemento C4?

Material a ser analisado: Sangue obtido por punção da veia do braço. Objetivo do exame: identificação de pessoas com deficiências deste fator e diagnóstico e acompanhamento de portadores de doenças auto-imunes.

O que é exame de complemento C4?

O complemento C4 é o segundo componente reativo da via clássica de ativação do complemento. É uma proteína sintetizada principalmente pelo fígado e sua determinação é útil na avaliação de algumas doenças autoimunes como indicadores de atividade da doença.