EQST

Para Que Serve A Esterilizaço Por Radiaço?

Para que serve a esterilização por radiação?

A esterilização por radiação tem sido utilizada em nível industrial, para artigos médicos-hospitalares. Ela permite uma esterilização a baixa temperatura, mas é um método de alto custo.

Como é realizada a esterilização por radiação?

A radiação ionizante é um método de esterilização que utiliza a baixa temperatura, portanto que pode ser utilizado em materiais termossensíveis. ... A ação antimicrobiana da radiação ionizante se dá através de alteração da composição molecular das células, modificando seu DNA.

Como funciona a esterilização por radiação gama?

A esterilização e a descontaminação por energia ionizante através de raios gama consiste na exposição dos produtos à ação de ondas eletromagnéticas curtas. Ao encontrar os micro-organismos, a energia rompe a cadeia de DNA desses seres, levando-os à morte ou à incapacidade de reprodução.

Que tipo de radiação pode ser usada para esterilizar equipamentos médicos?

radiação gama Processos que utilizam raios gama: - Esterilização de equipamentos médicos: Devido à sua elevada energia, a radiação gama pode causar danos no núcleo das células, por isso é usada para esterilizar.

Quais são os processos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Quais as vantagens proporcionadas pela esterilização com raios gama?

É um método efetivo de esterilização devido a:
  • Garantia de esterilidade e eficácia do tratamento. Atende consistentemente aos requisitos regulatórios e do produto.
  • Segurança. Oferece registro histórico comprovado em segurança para os trabalhadores e os produtos.
  • Flexibilidade e versatilidade. ...
  • Confiabilidade.

O que é a esterilização da mulher?

É a contracepção permanente para mulheres que não querem mais ter filhos. Há 2 abordagens cirúrgicas que são as utilizadas com maior freqüência: − A minilaparotomia envolve a realização de uma pequena incisão no abdômen. As trompas de falópio são trazidas até a incisão para serem cortadas ou bloqueadas.

Como funciona a esterilização por calor seco?

A esterilização por calor seco é realizada por condução. O calor é absorvido pela superfície externa do item e passa para o centro do item, camada por camada. Todo o item acabará por atingir a temperatura necessária para a esterilização. O calor seco faz a maior parte do dano oxidando as moléculas.

O que permite que a radiação gama penetre profundamente na matéria?

Os raios gama, devido à alta energia que possuem, são capazes de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta. ... Devido à sua elevada energia, podem causar danos no núcleo das células, por isso são usados para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e diversos outros produtos.

Como a radiação é usada na medicina?

“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia.

Qual o efeito da radiação no corpo humano?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Quais são os métodos de esterilização e como é o funcionamento de cada um deles?

Tipos de esterilização Calor úmido: autoclavagem, pasteurização e tindalização; • Calor seco: flambagem e estufa de ar quente; • Filtração: microfiltração em membranas (0,2 µm); • Radiação não-ionizante: radiação ultravioleta; • Radiação ionizante: raios gama e raios X de alta energia.

Quais são os indicadores de esterilização?

Indicadores de Esterilização
  • Indicador Químico para esterilização em autoclave de vapor pré-vácuo. ...
  • Indicadores biológicos autocontidos para esterilização. ...
  • Indicadores Químicos para esterilização a seco. ...
  • Indicadores Químicos para Radiação. ...
  • Indicador Biológico para carga líquida.

O que é esterilização por calor seco e como funciona?

A esterilização por calor seco é realizada por condução. O calor é absorvido pela superfície externa do item e passa para o centro do item, camada por camada. Todo o item acabará por atingir a temperatura necessária para a esterilização. O calor seco faz a maior parte do dano oxidando as moléculas.

Como funciona a esterilização cirúrgica?

OS DETALHES. As formas mais comuns de esterilização feminina são as técnicas cirúrgicas. O método exclui a possibilidade de encontro do espermatozoide com o óvulo no útero, mas a forma como atuam é ligeiramente diferente. A cirurgia ocorre por meio da ligadura e corte das trompas, sendo denominada laqueadura.

Qual a lei da laqueadura?

Quem pode fazer laqueadura pelo SUS? No Brasil, a esterilização por meio de cirurgia é regida pela Lei nº 9.263/96, que fala sobre planejamento familiar.

Como ocorre a esterilização por calor úmido e calor seco?

O calor seco provoca a oxidação dos constituintes celulares orgânicos, penetrando nas substâncias de uma forma mais lenta que o calor úmido e por isso exige temperaturas mais elevadas e tempos mais longos, por isso este método de esterilização só deve ser utilizado quando o contato com vapor é inadequado.

Quais vantagens e desvantagens da esterilização por calor seco?

Calor seco
  • Vantagens: não forma ferrugem, não danifica materiais de corte. É o ideal para vidros, metais, algumas gorduras e substâncias em pó.
  • Desvantagens: O material deve ser resistente a variação da temperatura. Não esteriliza líquidos.