Sabe quando você abre o ovo e encontra aquele fio branco e espesso, que não parece fazer parte nem da gema e nem da clara? Você costuma retirá-lo? Essa é a chalaza do ovo, e se a sua resposta à pergunta anterior foi sim, saiba que existem bons motivos que vão convencer você a não descartá-la mais.
Dessa forma, os ovos apresentam uma gema com a cor mais intensa. De forma geral, independentemente dessa coloração, é indicado consumir a gema pois ela concentra proteínas, gorduras (benéficas) e vitaminas.
No infundíbulo é que a fertilização deve ocorrer. A gema passa para a magnum , onde o albume é adicionado. Em seguida, segue para o istmo para a adição das membranas da casca. O ovo em desenvolvimento passa a maior parte do tempo na glândula casca, onde a casca e quaisquer pigmentos da casca são adicionados.
No infundíbulo ocorre a formação de uma estrutura chamada de calaza (proteínas retorcidas), que serve para manter a gema no centro do ovo. O albume é formado por cerca de 30 proteínas diferentes, que ajudarão no desenvolvimento do embrião.
Casca: Embalagem natural formada por carbonato de cálcio, e tem como função proteger o conteúdo interno do ovo. A casca é bastante porosa e permite trocas gasosas. Membrana externa e interna: são membranas da casca que isolam a clara. Câmara de ar: área em que fica reserva de ar para o futuro embrião.
No infundíbulo ocorre a formação de uma estrutura chamada de calaza (proteínas retorcidas), que serve para manter a gema no centro do ovo. Se não houverem espermatozoides o ovo segue o mesmo percurso e processos, porém, como não foi fecundado, o ovo não dará origem a ave alguma.
Significado de Calaza substantivo feminino Cordão tecidual axial da clara do ovo das aves, que prende a gema à membrana. Cicatrícula ou ponto embrionário na superfície da gema do ovo fecundado.
O ovo de uma ave, por exemplo, é tipicamente composto pelas seguintes partes: (1) casca, (2) membranas finas e proteicas, (3) célula aérea, (4) albume, (5) chalazae (6) membrana vitelina, (7) gema e (8) zigoto. Os ovos podem ser classificados de acordo com a quantidade relativa de gema.
Então, conseguiu entender melhor o que é e para que serve a chalaza do ovo? Agora, quando abrir o alimento, pode olhar para o filamento branco e ter certeza de que vai consumir muita proteína! Além disso, se quiser confirmar se o seu superalimento está realmente fresco, íntegro e bom para o consumo, pode contar com a chalaza para garantir essa questão.
O ovo é completo, versátil e muito nutritivo, e tudo o que faz parte de sua estrutura tem uma função específica no todo. A chalaza, somada a todos os outros elementos, ajuda a formar esse superalimento proteico.
A função da calaza é manter a gema no lugar, evitando que ela fique encostada à casca do ovo. As duas calazas presentes nos ovos das aves e répteis são fios helicoidais de albumina presos à membrana interna da casca e cuja função é manter a gema suspensa no centro do ovo.
A gema do ovo é a parte que concentra aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras boas, importantes para o bom funcionamento do organismo. Portanto, não há por que evitar consumi-la. Muito pelo contrário: ela é saudável, nutritiva, saborosa e muito versátil, sendo utilizada nas mais diversas receitas.
Gema – A principal fonte de vitaminas e minerais do ovo e representa 1/3 do peso de um ovo. A cor varia de amarelo claro a laranja escuro, dependendo da alimentação do animal. A cor da gema não afeta o valor nutricional do ovo;
Quem nunca ouviu falar que a parte branca dentro do ovo é, na verdade, um cordão umbilical? Ou, ainda, que seria a substância com material genético do galo? Há quem diga, até mesmo, que a estrutura fibrosa causa um cheiro desagradável na proteína!
Este fenômeno acompanha as gemas sempre, conhecido por Chalaza ou Calaza, é uma âncora que mantém a gema no centro impedindo que ela grude na casca do ovo. Além disso, ovos que a possuem são sinônimo de ovos novos!
O Calazar em cachorro é o nome popular de uma doença grave conhecida como Leishmaniose Visceral Canina. A doença é causada por um parasita, o protozoário do gênero Leishmania, que é transmitido aos cães por meio da picada do mosquito-palha (um inseto flebotomíneo).
Não é nada do que você já imaginou. Aquele parte branca na gema do ovo, que muitos tem nojo e não comem enquanto não conseguem tirar, tem nome, funções e nutrientes. A chalaza, ou calaza, é um cordão esbranquiçado, uma espécie de extensão da clara do ovo, composto exatamente pelas mesmas proteínas.
Albumina – O albume é a clara do ovo e representa 2/3 do peso de um ovo. Existem duas camadas: albúmen grosso e fino. Feito principalmente de água, proteínas e minerais de alta qualidade;
Esta casca possui inúmeras funções, bem como promover trocas gasosas entre o interior do ovo e o meio ambiente, através dos poros; evita que ocorra perda da umidade em excesso e conseqüentemente desidratação do ovo (função reforçada pela cutícula); representa uma barreira física contra bactérias, fungos e outros …
A doença é causada por um parasita, o protozoário do gênero Leishmania, que é transmitido aos cães por meio da picada do mosquito-palha (um inseto flebotomíneo). Ao atingir o sistema imunológico dos cães, o parasita ataca órgãos como o fígado e o baço, além de nódulos linfáticos, podendo levar ao óbito.
Já na gema é onde ficam as vitaminas A e D, além de selênio. Algumas pessoas costumam tirar essa parte para consumir os ovos, acreditando que não tenha valor nutritivo. Porém, como podemos ver, essa não é uma realidade.
A tarefa é simples: mergulhe o ovo inteiro em um copo com água, ou em alguma vasilha funda. “Se o ovo permanecer deitado no fundo do copo, ele está fresco. Se ficar de pé, não está tão fresco, e, se flutuar, provavelmente está velho e estragado”.
Por se tratar de uma das estruturas naturais do ovo e que fornece estabilidade e proteção à gema, encontrar o filamento branco ao abrir a casca do alimento é indicativo de que o ovo está fresco e próprio para utilização.
Benefícios - A gema do ovo é uma fonte rica de vitamina A, vitamina D, cálcio, ácido fólico e ômega 3, além de vitamina B, ideal para o funcionamento do cérebro, melhorando a memória e a concentração. "Se você é estudante, experimente acrescentar de 1 a 2 ovos cozidos em seu café da manhã ...
Principais benefícios da gemada
O ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde porque sua gema é rica em colesterol, mas estudos mostram que o colesterol presente em alimentos naturais tem baixo risco de fazer mal à saúde.
Tanto a clara como a gema são ótimas fontes de nutrientes. Os estudos divergem muito sobre qual parte é a mais vantajosa para a saúde. Ainda assim, a clara acaba sendo mais indica para o consumo por conter um valor calórico mais baixo. Porém a gema não deve ser deixada de lado, pois tem benefícios para a saúde.