Criado pelo matemático e filósofo francês, René Descartes, o sistema de coordenadas cartesianas ou plano cartesiano é um método de localização de pontos. Esse sistema é composto por duas retas perpendiculares entre si.
Gostou do nosso artigo sobre o Plano Cartesiano? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Adiante, detalharemos os elementos desse plano, mas agora você só precisa ter o básico para entender do que estamos falando. Você já deve ter visto algo semelhante por aí. Se não, no próximo tópico teremos exemplos em imagens!
Desenvolvido pelo matemático e filósofo francês René Descartes (1596-1650) para auxiliar a encontrar pontos específicos, esse plano é uma grande contribuição para as ciências matemáticas, facilitando o estudo das funções e de seus comportamentos.
O plano cartesiano tem esse nome porque foi criado pelo filósofo e matemático René Descartes. Este pensador nasceu no início da Idade Moderna, em um meio Renascentista, onde o Iluminismo ganhava força.
Graduado no curso de Física pela Universidade Estadual de Maringá. Professor assistente em um colégio de ensino médio e preparatório para os vestibulares. Nas horas vagas se dedica à vida religiosa, praticar mountain bike, tocar bateria, dar atenção à família e cuidar de suas duas gatinhas Penélope e Mel.
Para você que vai prestar o Enem, fique atento ao plano cartesiano e as suas funcionalidades pois eles são usados em diversos exercícios da prova, como no exemplo abaixo:
Os números representados por um par ordenado recebem o nome de coordenadas cartesianas. Confira o exemplo: A (4, 8) - os números 4 e 8 são as coordenadas para o Ponto A. B (2, -6) - os números 2 e -6 são as coordenadas para o Ponto B. C (-1, 2) - os números -1 e 2 são as coordenadas para o Ponto C.
O filósofo e matemático francês René Descartes desenvolveu a geometria analítica em 1637. Essa nova geometria trazia a possibilidade de fazer uma observação analítica das figuras geométricas. Junto com isso, Descartes desenvolveu o plano cartesiano, pois, com ele, era possível representar todas as figuras em um plano a partir de pontos.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Tudo isso quer dizer que o principal ideal humano da época era a razão e a lógica. Por isso, a matemática foi potencializada e sempre buscava-se uma explicação racional e sistematizada para tudo.
O plano cartesiano é uma ferramenta matemática gráfica (desenhada). É como um objeto ou método para realizar operações ao analisar sua imagem: um plano de duas dimensões (altura e largura) marcado com duas retas cheias de números.
Os eixos do plano cartesiano são enumerados com os algarismos que compõem o conjunto dos números reais. Além disso, o ponto de encontro entre as duas retas é denominada de origem, pois marca o ponto zero de ambas as retas.
Nos vídeos a seguir, há várias explicações e aplicações do plano cartesiano, além de uma revisão geral e exercícios resolvidos que vão te ajudar a fixar melhor os conhecimentos aplicados aqui. Confira:
O Guia do Ensino é um site com conteúdos escolares destinados ao apoio à educação no Brasil. Alunos e professores podem utilizar livremente para fins escolares todos os conteúdos disponíveis no site.
O que é plano cartesiano Ao utilizar o plano cartesiano é possível localizar pontos no espaço bidimensional, esse sistema de coordenadas tem ampla utilização em diversas áreas da ciência, como: matemática, cartografia, sensoriamento remoto, geoprocessamento, entre outros.
A reta no eixo horizontal é chamada de abscissa e tem como representação a letra X. Enquanto isso, o eixo na vertical recebe a denominação de ordenada, sendo retratada pela letra Y. Vejo um exemplo de plano cartesiano abaixo:
Para localizar um ponto em um plano, utilizamos dois números racionais, escritos em uma determinada ordem. Estes números recebem o nome de par ordenado. Veja: (-1, 2), no qual o número -1 é o primeiro elemento e o número 2 é o segundo elemento. (3, -5), no qual o número 3 é o primeiro elemento e o número -5 é o segundo elemento.
A distância do consultório até a escola é de 6 quarteirões, logo o imóvel deverá ser situado a três quarteirões de cada. Com isso, o imóvel deve ser instalado no encontro das ruas 4 e D.
Quando o número é zero você coloca ele sobre o eixo. (0,1) nesse caso teremos o ponto sobre o eixo y em 1. como na primeira imagem. já no caso (1,0) teremos de acordo com a segunda imagem.
Como fazer um plano cartesiano no MS Excel
Escolha uma coluna e preencha-a com os números, como no exemplo a seguir:
A previsão de demanda interfere em três estágios do planejamento empresarial: estratégico, tático e operacional. Cada nível pressupõe uma visão diferente e endossa o sucesso da companhia, guiando a equipe — da alta administração aos supervisores de cada área — no caminho da eficácia em processos e decisões.
O objetivo da Previsão de Demanda é entender qual será a demanda de uma empresa para que gestores estejam aptos a tomarem decisões precisas sobre preços, potencial de mercado e possibilidade de expansão.
A previsão de demanda permite que a empresa saiba qual será a procura de seus produtos no futuro. Dessa forma, ela evita a possibilidade de ter superprodução e subprodução, ou seja, que não sobre e nem falte produtos para os revendedores, estoque ou canais de vendas.
A demanda é a procura. Ela diz respeito a quanto os consumidores estão propensos a comprar determinado produto. Já a oferta é referente à quantidade dessa mercadoria disponível no mercado. Essa é a relação da oferta e da demanda: cliente interessado em comprar um item disponível.
O conceito de previsão de demanda refere-se ao processo de antecipar o nível futuro de procura por determinados produtos e/ou serviços de uma empresa.
O que é demanda sazonal? Demanda sazonal, como introduzimos acima, é a procura por determinado produto ou serviço que acontece em momentos específicos do ano. Uma sorveteria, por exemplo, certamente espera mais movimento na época do verão, certo?
Demanda dependente é aquela relativamente previsível porque depende de alguns fatores para acontecer. Um item é considerado de demanda dependente se o seu consumo puder ser programado internamente, ou seja, os itens da demanda dependente são usados na produção interna de outros itens.
O planejamento da demanda é responsável pela coordenação entre os fluxos de informação e de produtos físicos em uma empresa, tendo impactos relevantes no gerenciamento de marketing e comercial, no suprimento de produtos e matérias-primas, na programação e controle da produção e nas operações logísticas.
A demanda é motivada pela ocorrência, efetiva ou potencial, de uma condição/evento. Evento efetivo é aquele que é certo, real e concreto. Evento potencial é o que é incerto, ou seja, pode ou não vir a ocorrer.
Como otimizar a sua gestão de demandas?