Onde Termina A Grande Circulaço?

Onde termina a grande circulaço

No sistema cardiovascular humano a circulação é considerada dupla, porque o sangue passa duas vezes pelo coração para completar seu percurso, realizando, assim, dois circuitos, a pequena circulação ou circulação pulmonar e a grande circulação ou circulação sistêmica.

Para o funcionamento simultâneo dos dois circuitos são necessárias duas bombas. O coração é uma bomba dupla: sua metade direita encarrega-se da circulação do sangue no circuito pulmonar; a metade esquerda, na grande circulação.

Resumo

A pequena circulação transporta sangue do coração aos pulmões e, destes, novamente ao coração (coração – pulmão – coração). A grande circulação conduz o sangue do coração a todos os órgãos do corpo e é responsável pelo seu retorno ao coração (coração – corpo – coração).

O coração é um órgão muscular que bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos do sistema circulatório. O sangue que flui no sistema circulatório fornece ao corpo oxigênio e alguns nutrientes e ajuda a eliminar resíduos metabólicos.

Transformação de sangue venoso em arterial

Transformação de sangue venoso em arterial

Fisiologicamente, a artéria difere da veia pelo sentido do fluxo sanguíneo em seu interior. Assim, as artérias transportam sangue do coração aos tecidos, enquanto as veias o fazem dos tecidos ao coração.

Na saída do ventrículo esquerdo origina-se a aorta, artéria de maior calibre do organismo, da qual derivam, direta ou indiretamente, todas as artérias da grande circulação. Seus primeiros ramos – as coronárias – se destinam à nutrição dos tecidos do próprio coração. Em seguida, a aorta descreve uma curva semelhante a um enorme ponto de interrogação (crossa da aorta), de onde se origina o tronco braquiocefálico -(artéria anônima).

Essa circulação tem início quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão. Ao ocorrer essa ramificação, há uma diminuição no calibre dessas artérias, formando-se assim em artérias de pequeno calibre até os capilares que irão envolver os alvéolos pulmonares. 

Artérias – elementos fundamentais na pequena e grande circulação

Este se subdivide em carótida comum direita e subclávia direita. Sucessivamente, a aorta dá origem à carótida comum esquerda e subclávia esquerda. As subclávias irrigam os membros superiores. As carótidas encarregam-se de praticamente toda a irrigação da cabeça. O sangue venoso da cabeça, pescoço, membros superiores e tórax é coletado pela veia cava superior, que desemboca no átrio direito do coração.

Para isso, do átrio direito desce ao ventrículo situado abaixo, saindo deste por meio da artéria pulmonar que o leva aos pulmões. Nestes, o sangue, recebendo oxigênio e desprendendo gás carbônico, torna-se novamente arterial. Dos pulmões, este sangue volta ao coração pelas veias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo.

Pequena circulação

Pequena circulação

Da artéria aorta, partem ramos que irão irrigar o corpo inteiro. Nos capilares sanguíneos, irá ocorrer trocas gasosas com células do tecido, após isso, o sangue irá se tornar rico em gás carbônico. Após ocorrer essas trocas gasosas, o sangue é coletado pelas vênulas que levam o sangue até as veias cavas superior e inferior.

Em resumo: na grande circulação, o sangue arterial parte do coração, irriga todos os órgãos e volta ao coração como sangue venoso. Na pequena circulação, este sangue venoso vai aos pulmões, de onde volta como sangue arterial, vai novamente ao coração e recomeça a percorrer a grande circulação, e assim sucessivamente.

IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

Além disso, podem ser cobradas as principais doenças do sistema circulatório, como questões como:

A túnica adventícia das artérias tem aproximadamente a metade da espessura da média e possui um maior conteúdo elástico, que auxilia a retração durante a diástole. Não possui válvulas. Sua estrutura é bastante constante.

A função das artérias pulmonares no sistema circulatório humano é encaminhar o sangue venoso (rico em CO2) do ventrículo direito do coração até os pulmões. O objetivo é que o sangue seja oxigenado pela circulação pulmonar, de modo que retorne ao coração rico em oxigênio, para que possa ser transportado aos órgãos e tecidos do corpo.

Principais veias do sistema circulatório

Por fim, temos as quatro veias pulmonares, que levam o sangue arterial dos pulmões ao átrio esquerdo do coração. A propósito de sua denominação, poderíamos repetir o que foi dito da artéria pulmonar: embora contenham sangue arterial, são chamadas “veias”, na medida em que levam o sangue da periferia para o coração, como ocorre com todas as veias.

Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, por intermédio da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. 

Características das artérias

Após atravessar o diafragma, a aorta passa a chamar-se abdominal, lançando ramos para todos os órgãos do abdome e para os membros inferiores. De modo geral, estes tomam o nome das estruturas que irrigam: artéria renal, artéria hepática, artéria ovariana, artéria glútea, artéria retal, e assim por diante.

A grande circulação (sistêmica) inicia-se no ventrículo esquerdo, onde o sangue é bombeado para a artéria aorta, cujas ramificações que reduzem seu calibre em artérias, arteríolas e capilares chegam a todos os tecidos.

Essa eficaz bomba fica recoberta por uma membrana, denominada pericárdio, que possui a função primordial de proteção contra choques mecânicos. Entre uma camada e outra do pericárdio encontra-se um líquido lubrificante, que reduz o atrito pericárdico entre as duas membranas. 

Como funciona o sistema circulatório do coração?

O coração acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gás carbônico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmões e do lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmões (rico em oxigênio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo.

Quais as funções do sistema circulatório sanguíneo?

O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega ...

O que podemos fazer para cuidar do sistema circulatório?

3 dicas para cuidar melhor do seu sistema circulatório

  1. Tenha uma alimentação saudável. Manter o bom funcionamento do seu sistema circulatório significa estar atento à saúde do seu coração. ...
  2. Pratique atividades físicas regulares. Além de cuidar da alimentação, para um sistema circulatório saudável, é preciso fortificar e manter o seu vigor. ...
  3. Abandone hábitos pouco saudáveis.