Aracaju significa "cajueiro dos papagaios". A palavra é composta por dois elementos: "ará" , que significa ´papagaio´, e "acayú" , que significa ´fruto do cajueiro´. Esta interpretação tem grande vigência, embora existam outras versões.
Siga todas as nossas dicas e identifique quais lugares mais combinam com o seu perfil viajante. Se tiver qualquer dúvida sobre Aracaju, fique a vontade pra deixar um comentário no post. E aí, partiu aracajuar?
Esse é um dos locais mais visitados pelos turistas para viverem a incrível experiência de estar no alto da colina. Considerado por historiadores como o ponto onde nasceu Aracaju, ali você pode ver a cidade de cima, através de uma visão panorâmica.
Logo após o descobrimento do Brasil em 1500, algumas áreas da nova colônia de Portugal encontravam-se em estado de guerra devido ás divergências culturais entre índios, negros escravos e os invasores de outros países da Europa. A necessidade de conquistar a faixa territorial que hoje compreende o Estado de Sergipe, e acabar com as brigas entre índios, franceses e negros, que não aceitavam o domínio português, era de extrema urgência para o trono.
Fundada em 1855 e atualmente com quase 700 mil habitantes, a cidade de Aracaju foi planejada através de um projeto urbanístico e dividida em 42 bairros. Essa forma organizada com que foi construída se apresenta em cada detalhe do município. As grandes avenidas, por exemplo, facilitam o fluxo e movimentação, além de existir a possibilidade de um crescimento planejado, evitando maiores riscos de poluição e seguindo boas práticas de saneamento. O turismo representa importante parcela da economia local, então, independente de você estar na praia ou saboreando a culinária aracajuana, a sua presença contribui para a movimentação da economia e para a geração de empregos entre os moradores da região.
A província necessitava de um porto de porte maior para seu progresso. No dia 2 de março de 1855, a Assembleia Legislativa da Província abriu sessão em uma das poucas casas existentes na Praia de Atalaia. Nesta sessão, tendo previamente analisado a situação em que se encontrava a província, Inácio Joaquim Barbosa, o primeiro presidente da Província de Sergipe Del Rey, decidiu transferir a capital de Sergipe, que era São Cristóvão, para a cidade portuária que seria erguida ali. A decisão foi recebida com grande surpresa pelos presentes.
Como cidade planejada, Aracaju nasceu em 1855, por necessidades econômicas. Uma Assembléia elevou o povoado de Santo Antônio do Aracaju à categoria de Cidade e transferiu para ele a capital da Província. A transferência deu-se por iniciativa do Presidente da Província Inácio Barbosa e do Barão do Maruim Provincial. A pequena São Cristóvão não mais oferecia condições indispensáveis para uma sede administrativa, e a pressão econômica do Vale da Cotinguiba - maior região produtora de açúcar da província - exigia a mudança. A região precisava urgentemente de um porto que escoasse melhor seus produtos.
Gostou de tudo o que Aracaju tem a oferecer? A capital de Sergipe é realmente incrível e vai fazer você querer visitar não apenas uma vez, mas sim voltar inúmeras vezes. A vibe da cidade é um verdadeiro convite, então esperamos que o nosso post inspire você a montar o roteiro da sua próxima viagem.
Para os amantes da natureza, o parque é um programa incrível pelas inúmeras possibilidades de diversão e de experiências no local. Situado na zona sul, você pode conhecer de perto a chamada Farmácia Viva, uma área onde são vendidos produtos naturais que possam trazer benefícios terapêuticos. É possível também se divertir fazendo algumas atividades, praticando esportes ou simplesmente se conectando à essa imensidão de verde. Para quem se interessa pelas galáxias e o universo, existe no parque o Planetário de Aracaju, um espaço digital com 6 metros de diâmetro.
No centro histórico de Aracaju, você pode conhecer três importantes mercados municipais, todos interligados. Mercado Antônio Franco, com foco no comércio de artesanato, boas opções de restaurantes populares e música ao vivo. Mercado Thales Ferraz, com excelente variedade gastronômica em relação a especiarias. E Mercado Maria Virgínia Leite Franco, onde você pode encontrar desde alimentos até pytlojas de confecções, calçados e equipamentos tecnológicos. Ao conhecer os mercados, não saia sem apreciar as manifestações culturais no local.
São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga d'Ajuda e Santo Amaro das Brotas
Se você, assim como eu, ama conhecer mais do nosso Brasil e se apaixona com todas as belezas naturais, então o Nordeste deve estar sempre entre os seus possíveis destinos de viagem, né? Então é hora de conhecer Sergipe.
O local onde hoje se encontra o município de Aracaju era a residência oficial do temível e cruel cacique Serigy, que segundo Clodomir Silva no "Álbum de Sergipe", de 1922, dominava desde as margens do rio Sergipe até as margens do rio Vaza-Barris. Em 1590, Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique Serigy e de seu irmão Siriri, matando-os e derrotando-os. Assim, no dia 1 de janeiro de 1590, Cristóvão Barros fundou a cidade de São Cristóvão (mais tarde capital da província) junto à foz do Rio Sergipe e define a Capitania de Sergipe.
Desde então, Inácio Joaquim Barbosa vem sendo considerado o "fundador de Aracaju", tendo atualmente um monumento em sua homenagem na Orla de Atalaia. Por não se ter tido êxito em encontrar nenhum retrato do primeiro presidente de Sergipe, o monumento não é uma estátua, mas uma estrutura de aço de 5,5 metros de altura e 2 200 quilogramas.
A história da cidade de Aracaju está relacionada à da cidade de São Cristóvão, a antiga capital da Capitania de Sergipe (atual estado de Sergipe). Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju nasceu. Fundada em 1855, foi a segunda capital planejada de um estado brasileiro (a primeira foi Teresina, em 1852) . Seu formato remete a um tabuleiro de xadrez. Todas as suas ruas foram projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe.
No ano de 1699, tem-se notícia de um povoado surgido às margens do Rio Sergipe, próximo à região onde este deságua no mar, com o nome de Santo Antônio de Aracaju. Seu capitão era o indígena João Mulato. Em meados do século seguinte, em 1757, Santo Antônio de Aracaju vivia sem maiores crescimentos e já era incluída como sítio da freguesia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar do Cotinguiba.
Aracaju já se encontrava estabilizada nos anos 70. Cidade de porte médio, sem problemas de segurança nem infra-estrutura, boa densidade demográfica, belas praias e um povo simpático e de bem com a vida. Alguns turistas acidentais começavam a aparecer, muitos desembarcavam na cidade por curiosidade e acabavam ficando - há vários casos de estrangeiros morando em Aracaju após uma paixão arrebatadora pela cidade. O turismo não era explorado profissionalmente e somente em 1977 é criada a EMSETUR - Empresa Sergipana de Turismo. Até o início dos anos 80 pouca coisa havia sido feita em prol do desenvolvimento do turismo sergipano, mas uma grande guinada estava para acontecer.
Além das atividades mais tradicionais como caminhada e prática de esportes, se você se interessa por remo, canoagem e outros esportes náuticos, esse parque é o melhor destino. Além de poder curtir essa energia, você pode tirar fotos incríveis e admirar a beleza do rio.
Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.
Para curtir as maravilhosas praias da cidade, os meses mais indicados são de setembro a março, onde o verão está em alta e as probabilidades de chuvas caem significativamente. Nos outros meses, ainda que possa ter dias de inverno, o clima tropical e o calor nordestino que a gente ama seguem constantes. As paisagens são perfeitas em todas as fases do ano, então a cidade é o local ideal para você aproveitar uma experiência sem igual. Com cerca de 22 quilômetros de praias e uma estrutura de bares e restaurantes que não deixa a desejar, as águas do mar de Aracaju são quentinhas e ideais para quem prefere áreas mais rasas e ótimas para o banho.
Em Aracaju acontecem grandes festas populares que já fazem parte do calendário nacional, como o Pré-Caju que acontece quinze dias antes do carnaval. Essa micareta reúne milhares de foliões que vão atrás do trio de grandes nomes da música brasileira, Asa de Águia, Ivete Sangalo, Chiclete com banana, Banda Eva, Aviões do Forró, Harmonia do Samba , dentre outros. Desde a sua última edição vem despontando a música da sergipana Maysa Reis que tem sido tida como uma das maiores idolos locais e a qual é apadrinhada por Ivete Sangalo.
Na então capital de Sergipe, São Cristóvão, estava-se tendo dificuldades com relação aos portos. Como a capital ficava no interior do estado, a navegação até os portos era somente fluvial, o que era um inconveniente, uma vez que os maiores navios não tinham passagem por conta da tonelagem, fazendo os portos sergipanos servirem apenas para pequenas embarcações.