Conversão da voz ativa na voz passiva analítica Voz ativa: A professora corrigirá os testes amanhã. Voz passiva analítica: Os testes serão corrigidos pela professora amanhã. Voz ativa: O diretor lê os e-mails todos os dias. Voz passiva analítica: Os e-mails são lidos pelo diretor todos os dias.
A voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador). A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).
Resposta: Voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal.
A voz ativa ocorre quando o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo. Confira exemplos: a) Eu escrevi este poema. b) Nós visitamos o museu.
As vozes verbais, ou vozes do verbo, são a forma como os verbos se apresentam na oração a fim de determinar se o sujeito pratica ou recebe a ação. Elas podem ser de três tipos: ativa, passiva ou reflexiva. ... Sujeito pratica e sofre a ação. Exemplo: Vi-me ao espelho.
As vozes verbais podem ser identificadas a partir da análise do comportamento do sujeito na oração. Classificam-se em ativa, passiva e reflexiva. ... Ativa: Forma como o verbo se apresenta para indicar que a pessoa a que se refere é o agente da oração, ou seja, aquele que pratica a ação. Observe os exemplos de voz ativa.
São três as vozes verbais:
A voz reflexiva ocorre quando o sujeito recebe e pratica a ação expressa pelo verbo e, nesse caso, o verbo é sempre transitivo direto e/ou indireto (necessita de um complemento verbal para completar o seu sentido) e seu objeto (elemento capaz de completar o sentido do verbo transitivo) é um dos pronomes oblíquos átonos ...