Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é analisar e refletir a concordância entre sujeito/substantivo e verbo através da leitura e análise de textos.
Nessa unidade, os alunos devem ser capazes de identificar a conjugação correta de um verbo dado e compreender as regras para a conjugação dos verbos regulares e irregulares.
Os jogos e as dinâmicas de grupo ajudarão os alunos a compreender melhor a conjugação dos verbos, enquanto os vídeos e os textos de apoio ajudarão a aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o assunto.
Além disso, os alunos devem desenvolver habilidades que os ajudem a compreender melhor a conjugação dos verbos, como a interpretação de textos, a escrita de frases e a análise de palavras.
Neste artigo, mostraremos como elaborar um plano de aula eficaz para ensinar verbos a alunos do 4º ano. A seguir, mostraremos os tópicos que devem ser abordados no plano de aula, como os tipos de verbos, as regras de conjugação e as atividades divertidas que podem envolver os alunos.
Os alunos serão avaliados por meio de exercícios, que verificarão a compreensão dos verbos e a sua aplicação na escrita e na fala. Além disso, serão avaliadas também as habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
No primeiro dia, se dedicará ao ensino dos verbos regulares, como exemplo, como os alunos devem conjugar os verbos e aplicar na escrita. No segundo dia, será dedicado ao ensino dos verbos irregulares, como exemplo, como os alunos devem conjugar os verbos e aplicar na escrita.
O objeto de conhecimento a ser trabalhado é a conjugação dos verbos. Os alunos devem compreender os verbos regulares e irregulares e como eles se aplicam na escrita e na fala.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
O método de avaliação a ser utilizado é o diagnóstico inicial, para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto, e a avaliação final, para verificar o aprendizado dos alunos.
Caso não tenham concluído, por inferência, que os verbos “resolveram, compraram, levaram e puseram” se referem aos filhos da mãe, leve-os a essa conclusão. Todos os questionamentos necessários para uma boa análise do texto estão no arquivo Resolução da Atividade.
Depois de passar por esses tópicos, mostraremos alguns exemplos de planos de aula que já foram usados e tiveram sucesso no ensino de verbos. Por fim, concluiremos com algumas dicas para tornar o trabalho dos professores mais fácil e envolvente na sala de aula.
Professor: Quando trabalhamos concordância verbal podem aparecer muitas dúvidas, pois há vários verbos irregulares, neste caso explique a partir do momento que essas dúvidas surgirem.
Esta é uma ótima oportunidade para os professores do 4º ano aprenderem como ensinar verbos de maneira significativa e divertida aos seus alunos. Portanto, acompanhe a leitura e saiba como montar um plano de aula que se adapte às necessidades dos seus alunos.
Ensinar verbos a alunos do 4º ano é um desafio para os professores, pois é necessário abordar o assunto de forma divertida, dinâmica e significativa. Um plano de aula bem planejado permite que os alunos saibam como usar os verbos corretamente e aproveitem a aula.
Os alunos devem compreender a conjugação dos verbos e como eles se aplicam na escrita e na fala. Além disso, devem ser capazes de identificar a conjugação correta de um verbo dado.
Os modos verbais indicam a posição da pessoa falante face a ação verbal. Os verbos podem ser utilizados de diferentes maneiras, conforme a significação que se quer transmitir. Existem três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.
Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala: Exemplo: Eu abro a janela. Já no presente do subjuntivo, além de ser usado para indicar uma ação presente, pode também indicar uma ação futura.
O modo indicativo é usado para transmitir um acontecimento certo e real. Através dos tempos verbais do modo indicativo, é possível expressar uma ação de forma precisa e segura. O modo indicativo é um dos modos verbais, juntamente com o modo subjuntivo e o modo imperativo.
O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.
Exemplos de verbos no subjuntivo
Este tempo verbal é formado pelo futuro simples do subjuntivo do verbo ter mais o particípio do verbo principal.
O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.
Em qual oração a forma verbal destacada está conjugada no modo subjuntivo? a) Não pise na lama! ... Observe a desinência modo-temporal da forma verbal “encontraria”.
O futuro do subjuntivo é um tempo derivado do pretérito perfeito do indicativo. Exemplos: Quando eu falar com a Maria, isso será resolvido. Quando ele tomar os remédios, os sintomas melhorarão.
A resposta correta é: aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho..
Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa (modo indicativo e o modo subjuntivo).
Terminações do presente do subjuntivo (verbos regulares)
Conjugação pronominal
O Verbo Ser sofre alterações profundas no seu radical, por isso, ele é classificado como verbo irregular anômalo....Modo Indicativo.
Terminações do presente do indicativo (verbos regulares)
Indicativo
verbo transitivo direto Ir de um local para outro; atravessar: passamos a cerca para entrar no prédio. Ir através de: passar a água pela peneira.