Dentro de cada etapa do cronograma capilar, é importante usar pelo menos a máscara de tratamento com função de nutrição, hidratação e reconstrução. No entanto, vale a pena complementar os cuidados com outros produtos como shampoo, condicionador e creme de pentear que tenham a mesma função da máscara usada.
Hidratação caseira deve ser feita toda semana, se for profissional pode ser cada quinze dias com uma ressalva, cabelo delicado que sensibiliza com muita facilidade, o indicado é hidratação profissional toda semana. Se os cabelos forem oleosos, todos os dias, se forem secos três vezes na semana.
Como o cabelo ondulado é mais oleoso do que o cacheado e o crespo, por exemplo, ele pede muito mais hidratação do que nutrição. Portanto, aplicar o óleo de coco uma vez a cada 10 dias é o suficiente.
“O óleo de coco auxilia na hidratação do couro cabeludo, porém deve-se tomar cuidado com o excesso. Quando aplicado mais de uma vez por semana e por mais tempo do que duas horas antes da lavagem, ele pode gerar aumento da oleosidade da pele do couro cabeludo, caspa, coceira e queda de cabelos”, alerta.
Enxague o cabelo com água fria. Em seguida, lave normalmente, aplicando shampoo e condicionador. Se sentir necessidade, passe 2 vezes o shampoo para retirar bem o óleo. Em seguida, aplique o condicionador.
Óleo de coco é o queridinho das brasileiras na umectação capilar! Quando se trata de umectação, o óleo de coco lidera o ranking. O produto natural é o preferido das mulheres que querem cabelos brilhosos e macios.
Para fazer é bem simples: você mistura meio copo de óleo de coco (hidrata e repara pontas duplas), duas colheres de sopa de óleo de amêndoas (dá brilho e recupera os fios), duas colheres de sopa de óleo de jojoba (hidrata e regula a oleosidade) e duas colheres de sopa de óleo de macadâmia (hidrata e nutre).
Saber quais óleos para cabelo podem ser misturados não é algo complicado. Os óleos vegetais, como o de coco e o azeite de oliva, servem sempre como a base do blend. Já os óleos essenciais são um extrato de óleo e não devem ser aplicados sozinhos no cabelo ou no couro cabeludo.