EQST

O Que Uma Reaço Cruzada Imunologia?

O que é uma reação cruzada Imunologia?

Em imunologia, se trata de uma reação não proposital entre antígeno-anticorpo. Onde o anticorpo se liga em um antígeno para o qual não foi especificamente produzido, pois este possui epítopos similares. Nesses casos, é possível haver a reação de anticorpos para antígenos sem haver exposição prévia.

Como ocorre a apresentação de antígenos endógenos?

Processamento e apresentação do antígeno são processos que ocorrem no interior da célula e que resultam na fragmentação de proteínas (proteólise), associação dos fragmentos com moléculas do MHC, e expressão das moléculas “peptidio-MHC” na superfície onde elas poderão ser reconhecidas pelo receptor de célula T na célula ...

Como ocorre a apresentação de antígenos para os linfócitos?

Reconhecimento de antígenos por linfócitos T Os linfócitos T reconhecem apenas fragmentos de peptídeos derivados do processamento do antígeno. Os fragmentos são então apresentados na superfície de uma célula apresentadora de antígeno através de moléculas MHC, gerando resposta.

Como o MHC é reconhecido na apresentação do antígeno?

O antígeno apresentado pelo MHC é reconhecido pelos receptores dos linfócitos T (TCR). Com o reconhecimento do antígeno pelo linfócito T virgens, os linfócitos T são ativados e passam a liberar interleucinas que promovem a diferenciação dos Linfócito T e expansão clonal.

O que quer dizer reação cruzada?

Você já ouviu falar em reação alérgica cruzada em alergia alimentar? É a resposta alérgica a fontes distintas (como, por exemplo, o látex e o kiwi) devido à presença de componentes estruturais muitos semelhantes nas duas ou mais fontes e que, por isso, são reconhecidos como iguais pelo sistema imunológico.

O que é reação cruzada medicamentos?

Define-se como reatividade cruzada a resposta imune a um medicamento em um indivíduo previamente sensibilizado com outro fármaco de estrutura similar.

Como ocorre a apresentação de antígenos intracelulares?

Os antígenos extracelulares ativam as células T CD4+ restritas `a classe II. Essas células fucionam como auxiliares para estimular os mecanismos efetores, tais como anticorpos e fagócitos.

Como ocorre o processamento antigênico feito pelas APC's?

Os peptídeos antigênicos gerados no citosol precisam ser encaminhados ao retículo endoplasmático, pois é nessa organela que ocorre a síntese das moléculas de MHC classe I. Os genes do MHC codificam as duas cadeias de um heterodímero chamado transportador associado a processamento de antígenos (TAP).

Qual o tipo de linfócito responsável pelo aparecimento de alergias?

Segundo os cientistas, células imunes chamadas TH2 ; que protegem o corpo de parasitas, bactérias ou vírus ; podem desencadear alergias.

Como ocorre o processo de Opsonização?

Opsonização, em imunologia, é um processo em que anticorpos ou fragmentos do complemento são fixados na superfície de microrganismos que devem ser eliminados e os recobrem, facilitando o reconhecimento e posterior destruição pelas células responsáveis por essas ações (os fagócitos, na maioria das vezes).

Que tipo de antígeno é apresentado no MHC de classe I?

O MHC de classe I é um receptor para antígenos endógenos (intracelulares) e está presente na maior parte das células nucleadas. Já o MHC de classe II é um receptor para antígenos exógenos (extracelulares) e é encontrado nas principais células apresentadoras de antígenos (células dendríticas, macrófagos e linfócitos B).

Que moléculas são responsáveis pela apresentação do antígeno?

As moléculas responsáveis pelo reconhecimento de antígenos nos LB são as imunoglobulinas de membrana, IgM e IgD. Estas são a contrapartida dos receptores de linfócitos T (TCR) e por analogia são denominadas receptores de linfócitos B (BCR) em alguns contextos.

Como acontece às reações cruzadas entre alimentos?

As reações cruzadas ocorrem quando duas proteínas alimentares compartilham par- te de uma sequência de aminoácidos que contêm um determinado epítopo alergênico. Alguns alérgenos es- tão amplamente distribuídos entre diversas espécies e são, por esta razão, denominados pan-alérgenos.

Como ocorre a apresentação de antígeno via MHC de classe II?

A autofagia é uma via catabólica que leva a degradação proteolítica dos compartimentos celulares por lisossomos (Figura 4). Este mecanismo permite o contato de antígenos intracelulares com o MHC de classe II e sua posterior apresentação por essas moléculas.

Quais as células que expressam MHC?

Os linfócitos B e os macrófagos são dois dos principais tipos de células que funcionam como APCs para as células T CD4+ auxiliares e expressam genes do MHC classe II.

Quais os mecanismos de endocitose responsáveis pela geração de peptídeos que se ligarão a molécula de MHC II?

moléculas de MHC II pode ocorrer por diversos mecanismos de endocitose que diferem em importância de acordo com a APC. Eles podem acessar a via endocítica por pinocitose, fagocitose, endocitose mediada por receptor e autofagocitose (ou autofagia) (Figura 4) (WATTS, 1997).

O que ocorre com a APC após a captura e processamento do antígeno?

Se a APC apresentar o antígeno intracelular ao LTc CD8+, este se encarregará pela produção de citocinas(perforinas e granzimas) para gerar a apoptose (deleção) desta célula.

Qual é a principal célula das alergias?

Alergia pode ser definida como um tipo de reação imunológica do organismo quando em contato com substâncias estranhas, também chamadas antígenos ou alérgenos. Os linfócitos são as células mais importantes do sistema imunológico humano, as quais tem a capacidade de reconhecer e agir contra substâncias estranhas.

Como as células Th2 são ativadas e desencadeiam o processo alérgico?

O processo fisiopatológico da inflamação alérgica envolve duas fases: a fase de indução: é o momento onde as DCs recebem o primeiro contato com o alérgeno, consequentemente tornam-se ativas e interagem com linfócitos Th para a mudança do perfil celular, para linfócitos Th2; através da liberação de citocinas específicas ...