Zigomorfa (zigo = par; morfos = forma) flor com simetria bilateral, que pode ser dividida unicamente em duas partes iguais como, por exemplo, as orquídeas.
Caracteriza-se por apresentar três pétalas ou múltiplas de três. Palavra-chaves: flor trimera, pétalas, botânica, biodiversidade.
Hermafroditas ou monoicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino e feminino na mesma flor.
Uma inflorescência é um grupo ou grupo de flores dispostas em um caule que é composto de um ramo principal ou um arranjo complicado de ramos. ... Uma flor que não faz parte de uma inflorescência é chamada de flor solitária e seu pedúnculo é também chamado de pedúnculo.
Anemofilia: Quando a polinização ocorre através do vento. É comum em plantas com flores pequenas e discretas. As flores possuem filetes longos e flexíveis que facilmente oscilam com o vento. Além disso, há grande produção de pólen para aumentar as chances de polinização.
Quando a antera amadurece, ela libera esses grãos. Eles, se entrarem em outro local da flor, chamado estigma, vão até o ovário da flor, fecundando-o. Depois da fecundação, a flor sofre algumas modificações, transformando suas partes em fruto e semente.
Polinização: é o ato de transferência de grãos de pólen de uma flor para o estigma de outra flor ou para o seu próprio estigma. ... Características de flores polonizadas por vento: pólen pulverulento, leve, possuem pouco perfume, não são muito vistosas e geralmente são de cores claras.