O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário.
Para realizar a análise dos PTS optou-se por utilizar como referência conceitual as etapas (momentos) preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para elaboração de um PTS: Etapa 1 - Diagnóstico e análise; Etapa 2 - Definição de ações e metas; Etapa 3 - Divisão de responsabilidades e Etapa 4 - Reavaliação.
PTS – conhecimento sobre o tema Conceitos e conhecimentos de construção do PTS estão em acordo com o preconizado, são colocados nesta ordem: equipe de referência; incentivo a autonomia e corresponsabilidade do usuário; clínica ampliada; integralidade do cuidado; e equipe multidisciplinar capaz de atuar ...
O PTS envolve um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, direcionadas a um indivíduo, família ou coletividade. Tem como objetivo traçar uma estratégia de intervenção para o usuário, contando com os recursos da equipe, do território, da família e do próprio sujeito 5.
Nesse contexto, encontra-se também o Prêmio por Tempo de Serviço (PTS), isto é, uma gratificação paga pelas empresas aos empregados, considerando alguns requisitos, tais como tempo de serviço, habitualidade, cumprimento de meta ou produtividade.
O Adicional por Tempo de Serviço é um benefício incorporado ao salário, concedido a cada cinco anos (1.
O empregado que completar 2 e 3 anos de efetivo trabalho na empresa, receberá o PTS, nos seguintes percentuais:
CÁLCULO PARA PAGAMENTO: O adicional por tempo de serviço será calculado na base de 5% (cinco por cento) por qüinqüênio de serviço, sobre o valor dos vencimentos, do salário ou da remuneração (L. 6.
COMO SE CALCULA O BIÊNIO? A cada dois anos de serviço do servidor, é acrescido um biênio de 3,5% na remuneração. O QUE INCIDE NO VALOR DO BIÊNIO? A base de cálculo do biênio é composta do salário de referência do servidor mais as verbas de caráter permanente.
O que é salário bruto? Salário bruto, também chamado de salário base, é a remuneração que um trabalhador recebe por mês, sem considerar os descontos oficiais obrigatórios, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e o Imposto de Renda.
Descontos obrigatórios da folha de pagamentos
Salário Bruto: Aquele que está descrito em sua carteira de trabalho (CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social) e contrato, ou seja: é a base de tudo! Será em cima deste valor que será calculado tudo ou praticamente tudo, daquilo que será lançado em contracheque. ... Ele também é conhecido como salário base.
Referência: a quantidade sobre a qual o valor é calculado. Por exemplo, no holerite acima há 29 unidades do Salário do Mês — o que indica que este funcionário faltou dois dias no mês de agosto de 2015 e, portanto, receberá salário referente a 29 dias.
Trata-se do valor correspondente a um dia de salário (3,33% do valor do salário bruto), que é entregue ao sindicato da categoria ao qual o profissional está vinculado.
É salário bruto do empregado, ou seja, sem desconto e sobre o qual se calculam os impostos. Caso o funcionário tenha feito horas extras e a empresa opte por pagá-las e não convertê-las em banco de horas, devem estar contabilizadas no contracheque.
Holerite (ou contracheque) é um demonstrativo impresso de vencimentos de um trabalhador. Ele costuma ser atrelado à folha de pagamento e serve como documento para comparar que o depósito do salário foi feito. ... Assim, o holerite apresenta o valor total líquido a ser recebido.
O fornecimento do contracheque é uma obrigação do empregador. Ele deve ser fornecido para que o empregado saiba o que recebeu e o que foi descontado, para evitar o chamado salário complessivo, ou seja, o pagamento sem que haja o detalhamento de cada uma das verbas recebidas.
O contracheque é um dos documentos principais que existem na relação entre empregado e empregador. Ele é responsável por fornecer informação ao colaborador sobre a remuneração recebida e os impostos descontados, além de servir para comprovação de renda e de vínculo empregatício.
Qual o prazo para entrega dos holerites? Prescreve o artigo 464 da CLT que o pagamento de salário deverá ser efetuado contra recibo assinado pelo empregado. Por sua vez o artigo 459 § Único da mesma, determina que o salário deverá ser pago o mais tardar até ao 5° dia útil do mês subsequente.