O que um passivo pelo CPC? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados. ... a entidade tem uma obrigação; a obrigação é de transferir um recurso econômico; e. a obrigação é uma obrigação presente que existe como resultado de eventos passados.
O que é ativo e passivo na contabilidade exemplos?
Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). ... Bens, créditos e direitos de uma entidade econômica. Gastos e despesas.
Como são chamadas as contas que registram os bens que compõe o ativo e passivo da empresa?
Os ativos e passivos fazem parte da contabilidade de uma empresa e são registrados no balanço patrimonial, um relatório contábil que demonstra a posição financeira e econômica da organização.
Quais são os três principais requisitos para reconhecimento contábil de uma provisão segundo o CPC 25?
Uma provisão deve ser reconhecida quando:
a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;
seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e.
Mais itens...•25 de jun. de 2020
Quais contas fazem parte do Ativo?
Contas do Ativo Imobilizado
Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
Máquinas e Equipamentos. ...
Móveis e utensílios. ...
Veículos. ...
Ferramentas. ...
Equipamentos de informática. ...
Imobilizado em andamento.
9 de jul. de 2020
Quais são as contas que compõem o Ativo Circulante?
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.