EQST

O Que Um Fenmeno Acstico?

O que é um fenômeno acústico?

O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria. Em acústica temos: fontes sonoras; meios de propagação com anteparos que causam difração, reflexão ou absorção; e receptores.

O que é acústica ambiental?

Acústica ambiental é um ramo de engenharia acústica que estuda o ruído ambiente de modo a tratá-lo, combatendo seus efeitos negativos. É dever do engenheiro acústico conhecer técnicas que possibilitem condicionar a fonte sonora, o meio de propagação ou o receptor de maneira que o ruído não seja prejudicial à saúde.

Qual é o objeto de estudo da acústica?

A área da Física que estuda o som é chamada de acústica. O som é uma onda mecânica, ou seja, precisa de um meio físico para se propagar. Um exemplo é alguém falando, em que a onda sonora se propaga através da variação de densidade do ar.

Como o som é dividido em acústico?

Desta forma, conforme a intensidade do som dizemos que ele é mais forte (a onda possui maior amplitude) ou mais fraca (a onda possui menor amplitude). ... Assim distinguimos os sons mais altos como os de maior frequência (mais agudos) e os mais baixos como os de menor frequência (mais graves).

Quais grandezas físicas da acústica?

As grandezas potência acústica, intensidade sonora e pressão sonora apresentam uma gama de variação muito extensa entre os sons minimamente audíveis e os sons insuportáveis para o ouvido humano, tornando a sua utilização directa pouco prática.

O que é o som?

O som é uma onda produzida por uma vibração mecânica de um suporte ou meio, que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Por antropomorfismo, pode-se definir o som como a parte audível do espetro de vibrações acústicas, da mesma forma que se define a luz como a parte visível do espetro de vibrações eletromagnéticas.

O que provoca o som?

Tudo o que escutamos é resultado de vibrações no ambiente que chegam aos nossos ouvidos em forma de ondas sonoras. O som que chega após o relâmpago é, portanto, também resultado de uma vibração do meio externo, nesse caso gerado por uma forte descarga elétrica que se estabelece entre as nuvens e o solo terrestre.

Porque tem trovão quando chove?

"Porque dentro de algumas nuvens de chuva há muito gelo (o granizo). Ao se chocarem, as pedrinhas liberam energia, causando os raios. Ao mesmo tempo, parte da energia vira calor, fazendo com que o ar se aqueça e ganhe velocidade."

O que vem primeiro o raio ou o som?

Em uma tempestade, antes de ouvirmos o barulho do trovão, vemos o clarão do relâmpago. Por que vemos primeiro a luz e somente depois ouvimos o som? Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som.

O que vem primeiro o trovão ou o relâmpago?

A velocidade da luz é maior que a do som, por isso vemos primeiro o raio, também chamado de relâmpago. Alguns segundos depois, escutamos um barulho, quer dizer, o trovão.

Qual a diferença entre raio relâmpago e Trovao?

O relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem. E os trovões, também chamados de trovoadas, nada mais é do que o barulho a gente escuta, fenômeno sonoro, muitas vezes assustador.

Como é feito o relâmpago?

Os raios e relâmpagos são descargas elétricas formadas no interior de grandes nuvens, as cumulonimbus, a partir de cargas elétricas geradas pelo choque de partículas de gelo que estão dentro das nuvens. Quando há uma determinada quantidade destas cargas, uma faísca dá início ao relâmpago.