Tritongo é o encontro vocálico que consiste na sequência semivogal + vogal + semivogal (SV + V + SV) na mesma sílaba. Exemplos: i-guais, Pa-ra-guai, quão. São também encontros vocálicos: Ditongo - encontro de vogal e semivogal V + SV ou SV + V na mesma sílaba: bei-jo, cau-le, lin-gui-ça.
O tritongo é um fenômeno fonético que consiste no encontro de uma vogal e duas semivogais em uma mesma sílaba. ... Esse fenômeno fonético expresso pelo encontro vocálico acima é conhecido como TRITONGO. Assim, podemos conceituar que: TRITONGO é o encontro vocálico formado por uma semivogal + uma vogal + uma semivogal.
Chamamos de encontro consonantal o agrupamento de consoantes, em sequência, na palavra, fazendo parte da mesma sílaba ou não. Os encontros consonantais possuem classificações: podem ser puros (também chamados de perfeitos) ou disjuntos (também chamados de imperfeitos).
O termo consoante também é usado para classificar as letras do alfabeto, por causa do som que elas representam. No alfabeto português, são chamadas de consoantes: B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z .
Exemplos: lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.
Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! ... Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, ou seja, uma única emissão de som.
Em algumas palavras, no entanto, o "u" representa um fonema semivogal ou vogal (aguentar, linguiça, aquífero...) Nesse caso, "gu" e "qu" não são dígrafos. Também não há dígrafos quando são seguidos de "a" ou "o" (quase, averiguo).
Resposta. Dígrafo é quando 2 letras formam apenas um som.
Qual palavra apresenta um encontro consonantal que não pode ser separado? livro. absoluto. obtuso.
Os dígrafos “ch”, “nh”, “lh”, “gu” e “qu” pertencem a uma única sílaba. Portanto, nada de separá-los, combinado? As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas.
Não se separam: lh, ch, nh, gu, qu: maravilha (ma-ra-vi-lha) chuva (chu-va) carinho (ca-ri-nho) guindaste (guin-das-te)
Não se separam letras que representam: Ditongos: sau-dar, trei-no, ân-sia, ré-guas, so-cie-da-de, gai-o-la, ba-lei-a etc. Tritongos: Pa-ra-guai, quais-quer, sa-guões, en-xá-güem, a-ve-ri-guou etc.
Separam-se, ficando em sílabas diferentes
Devem ficar separadas
SEPARAR EM SÍLABAS
Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas 1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 3) Trissílabas: possuem três sílabas. 4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas.
Quando uma palavra não cabe toda na mesma linha, temos de a dividir, ficando uma parte na mesma linha e outra na seguinte. Assim, esta mudança de linha chama-se translineação. O processo de translineação dá-se quando na escrita é necessário dividir uma palavra por ter que se passar para a linha de baixo.
Palavra composta é aquela que deriva da fusão de duas ou mais palavras. ... Há casos nos quais o hífen é empregado para separar uma palavra da outra. A dúvida, portanto, é saber quais palavras são escritas com guión (hífen) ou não.
Dentre as grafias "bem-vindo", "bem vindo", "Bemvindo" e “Benvindo", apenas duas existem na língua portuguesa: bem-vindo e Benvindo. "Bem-vindo" é uma palavra usada para dar as boas-vindas a alguém, e "Benvindo" é um nome próprio.
Separação de sílabas no final de linha