Alma nos originais hebraicos – Tricotomia. Nephesh (נפש): “alma, ego, vida, pessoa, coração”. Este é um termo muito comum nos idiomas semíticos antigos e modernos. ... O substantivo se refere à essência da vida, ao ato de respirar, tomar fôlego.
Já o termo Ruach HaKodesh (em hebraico: רוח הקודש - transl. ruah ha-qodesh), "Espírito Santo de YHWH", aparece frequentemente no Talmud e na Midrash, significando por vezes a inspiração profética e em outros é utilizado como uma hipóstase ou metonímia de Deus.
Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.
Nos compêndios teológicos, os termos “dicotomia” e “tricotomia” normalmente aparecem na seção “Antropologia” (ou “Doutrina do Homem”). ... Esta lida, dentre outras coisas, com a seguinte questão: “De quais elementos o ser humano é constituído?”.
O profissional indicado para realizar a tricotomia deve utilizar luvas estéreis, cortar com tesoura os pêlos maiores e depois, com o uso do aparelho elétrico, remover o restante dos pêlos no sentido contrário ao de seu crescimento.
Segundo Gomes (2005) a realização da tricotomia deve ser feita imediatamente antes da cirurgia, no máximo com 01 hora de antecedência. Abreu e Castropil (1999) afirmam que a tricotomia deve ser realizada de preferência imediatamente antes do ato operatório.
– Cirurgia cardíaca: toda extensão corporal (face anterior e posterior), menos o couro cabeludo; – Cirurgia abdominal: desde a região mamaria até o púbis; – Cirurgia dos rins: região abdominal anterior e posterior; – Cirurgia de membros inferiores: todo o membro inferior e púbis.