O tempo psicológico é o tempo individual. Ao contrário do cronológico, não é igual para todos, cada pessoa (personagem ou narrador) sente a passagem do tempo de uma forma diferente. ... Ele é marcado na narrativa através de memórias e lembranças de um personagem, aparecendo como uma digressão ou um flashback.
Explicação: Tempo psicológico: é o tempo que está dentro do pensamento do personagem e não tem como ser medido. Por exemplo, quando lemos uma narrativa onde o personagem lembra de sua infância, o tempo usado foi o psicológico.
Geralmente, a narrativa é escrita em 1ª pessoa, com um narrador personagem. A apresentação do enredo pode não seguir a ordem natural dos acontecimentos, já que o tempo das emoções não é linear; o espaço físico também é marcado do ponto de vista de como são sentidas as experiências.
e) Tempo cronológico é o único tempo presente em uma história, sendo o definidor de como e quando os eventos acontecem. Tempo psicológico, que não é presente em todas as narrativas, demonstra a vontade dos personagens a respeito do passar do tempo.
Tempo cronológico é o contado no relógio, horas, dias , anos, numa ordem linear de tempo. Uma sequência em sentido horário. Exemplo: Hoje, acordei, tomei café e me vesti para ir trabalhar. Como peguei um engarrafamento enorme, terminei chegando atrasada.
Na perspetiva de Kant, o tempo é uma estrutura da relação do sujeito com ele próprio e com o mundo. ... O tempo é uma intuição pura a priori no plano da sensibilidade, é uma noção objetiva de observação e não é extraído da experiência, mas sim prévio a qualquer experiência.
Segundo Kant, o tempo é uma condição da coisa em si, ele é a condição necessariamente real. O autor afirma também que o tempo é uma diminuição, uma redução para uma simples forma da nossa intuição empírica e sensível.
Tempo é o estado momentâneo das condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado lugar, em um determinado momento e está sujeito a variações. ... O tempo é, portanto, a condição atual da atmosfera, que pode mudar de um instante ao outro.
O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.
Na filosofia e na mitologia Os pitagóricos consideravam Kairós como "oportunidade". Kairos é o tempo em potencial, tempo eterno e não linear, enquanto Chronos é a medida linear de um movimento ou período.
Urano (mitologia)