No ano 121 a.C., vivia na China o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte da sua bailarina favorita ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado. ... E, assim surgiu o “Teatro de Sombras”.
O teatro de sombras (pinyin: pi ying xi) é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes.
No ano 121 a.C., vivia na China o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte da sua bailarina favorita ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado. ... E, assim surgiu o “Teatro de Sombras”.
O objectivo consiste no domínio das metodologias de manipulação do teatro de sombras, explorando artisticamente a sombra e o movimento em que a base e fundamento da comunicação é o corpo.
Os tipos mais importantes são assim classificados em:
Gêneros teatrais
Para mostrar as diferenças entre os tipos de peças teatrais preparamos um texto com as vertentes mais comuns e suas principais características.
Tragédia, Comédia(s), Tragicomédia, Farsa ou Farsesco, Drama, Melodrama, Auto, Pantomima, Teatro do Absurdo, Ópera, Musical, Teatro de Bonecos, Teatro de Revista, Teatro de Rua, Teatro de Sombras, Noh, Kabuki, Butô, Stand-up Comedy, Clown...
PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público. Isto é fundamental.
O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa. São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidos por produtores teatrais e, em sua maioria, são pertencentes ao gênero narrativo.
Em nossos dias, os palcos são construídos com três tipos básicos: palco italiano, palco de semiarena e palco de arena.
Hoje, há quatro tipos básicos de palcos teatrais.
Resposta. Explicação: o teatro construido em 1576 no bairro londrino de Shoreditch teria sido a primeira encenação de peças. o altar principal do templo de Dionísio.
Diferentemente dos palcos de arena, por exemplo, o palco italiano era um espaço retangular, delimitado por três paredes fechadas (duas laterais e uma de fundos) e uma parede vazada que se abria ao público através de uma arcada denominada boca de cena.
É um espaço fechado em que o público o circunda por três lados. A estrutura do teatro elisabetano, em geral, é circular, hexagonal ou octogonal e caracteriza-se por um edifício em um grande pátio, com o palco localizado ao fundo. O mais utilizado, entretanto, é o palco italiano.
O mais utilizado, entretanto, é o palco italiano. Surge durante o Renascimento, na virada do século XV para o XVI, quando o homem passa a ocupar o centro do universo. Surge nessa época a noção de perspectiva que dá o tom à pintura. Dos quadros para os palcos, muda-se o espaço cênico, até então o usado pelos gregos.
Os elementos cênicos presentes no teatro são aqueles de fundamental importância para que o espetáculo se realize. Dentre eles, podemos destacar a cenografia, o figurino e a maquiagem, que caracterizam os personagens.
Essas expressões, normalmente, têm a presença de um diretor de cena, que dirige os diversos elementos que fazem parte delas, como cenário, texto, composição, iluminação, decoração, figurino, a música, entre outros. O teatro é a mais antiga e tradicional arte cênica.
Ator / comédia / drama. Ator / espaço cênico / produtor. Ator / público / diálogo.
A arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança. A Arte Cênica ou Teatro divide-se em cinco gêneros: Trágico, Dramático, Cômico, Musical e Dança. ... E a dança utiliza-se da música e das expressões propiciadas pela “mímica”.
Resposta: Arte Cênica é uma forma de arte apresentada em um palco ou lugar destinado a espectadores. ... A arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança.
Considerada a arte cênica mais antiga e tradicional, o teatro tal qual se conhece hoje, tem origem na Grécia Antiga com o teatro grego. Juntamente com o teatro, surgiram os primeiros palcos, antes chamados Arenas, que eram espaços ao ar livre com assentos de pedra para os espectadores.