Uma fonte de tensão atingida por um pico de tensão pode até “fritar” e incendiar. Subtensão – É uma queda do nível do sinal elétrico. ... Numa rede 110/120 volts, qualquer tensão acima de 130 volts já é considerada sobretensão.
O relé de proteção permite a circulação em correntes elétricas de intensidades distintas, pois os materiais em questão são fabricados para medir temperatura, isolamento, sequência de fase e tensão. ...
As sobretensões de longa duração são de frequência da ordem de 50-60 Hz e seus harmônicos. São em geral sustentadas e pouco amortecidas, podendo alcançar amplitudes da ordem de 1,5 P.U. Sua efetiva duração vai depender do sistema de controle de tensão do sistema.
O que é sobrecorrente? Didaticamente falando, a sobrecorrente é circulação de excesso de corrente no circuito de um aparelho elétrico. Ou seja, de uma corrente que excede o valor nominal.
Corrente de falta: corrente que flui de um condutor para outro, ou para o terra, no caso de falta. Corrente de curto circuito: corrente resultante de um falta direta entre condutores energizados. Sobretensão: excesso de tensão sobre um equipamento operando a tensão nominal.
A confusão é originária de um dos fatores provocador destes problemas, a saber, a sobrecorrente. Pois bem, uma condição de curto-circuito pode ser direcionada para a classe de 'Falta', enquanto a sobrecarga, pode ser atribuída como mal uso ou dimensionamento do circuito.
Passo 1
A curva de ruptura B para um disjuntor estipula que a sua corrente deve ser compreendida entre 3 a 5 vezes a sua corrente nominal para que a proteção do disjuntor seja acionado, mas para um disjuntor de categoria C sua corrente de ruptura deve ser entre 5 a 10 vezes a sua corrente nominal e o disjuntor de categoria D ...
Examine o painel elétrico. Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.
Fórmula para calcular a potência: Para o dimensionamento correto de um motor é necessário a potência ser dada em KW. P = Potência. V = Tensão. I = Corrente.
Cálculo da Potência A potência é obtida a partir do produto do torque pela rotação do motor em um determinado ponto de utilização. Para obter o valor em cavalo vapor basta dividir o resultado obtido por 735,499. Todos os dados de rotação e torque são obtidos através de um dinamômetro.
T(Nm)= Força(N) x Raio (m) Quanto maior a alavanca , menor será a força necessária. Se dobrarmos o tamanho da manivela, a Força F será diminuída pela metade. Portanto, o torque é o agente dinâmico das rotações de um motor.