São os movimentos que lutam por liberdades, direitos e deveres individuais e coletivos desde a efetivação do Capitalismo, ou seja, logo após a Revolução Industrial (no século XVIII).
Resposta. Os Movimentos Sociais são de extrema importância, porque cobram mudanças, reivindicam transformações, mostram quando a povo não está satisfeito com as medidas adotadas por governantes, além de cobrar medidas quando necessário, porém os Movimentos Sociais vem perdendo força com o passar do tempo.
Movimentos sociais tendem a conscientizar e informar as pessoas, por isso eles são importantes para a garantia do meio ambiente. Esses movimentos trazem informações preciosas, que a população pode não ter conhecimento, e dos riscos em questão, e, com isso esses movimentos acabam ganhando força da sociedade.
Diz-se que tais movimentos alimentam- -se da utopia, pois buscam a construção de novas bases para o convívio social. ... Assim, é possível afirmar que os movimentos sociais são fortíssimos instrumentos de participação popular na composição das políticas públicas e consolidação da democracia.
A importância dos movimentos sociais para uma educação ambiental participativa é dar voz a essa categoria que por vezes é deixada de lado na sociedade. ... O que dá papel ao movimento social que expõe e busca soluções para elaboração de uma educação ambiental participativa na sociedade.