O que so metabolitos toxicos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Muitas substâncias conhecidas para ser venenosas não são directamente prejudiciais ao corpo mas podem tornar-se tóxicas após o metabolismo no fígado. ... Contudo, quando algumas substâncias são metabolizadas, os metabolitos resultantes são tóxicos ao corpo e podem causar resultados fatais.
O que é um metabolitos?
Os metabolitos são os produtos intermediários das reacções metabólicas catalisadas pelas várias enzimas que ocorrem naturalmente dentro das pilhas. Este termo é usado geralmente para descrever moléculas pequenas, embora uma aplicação mais larga seja praticada frequentemente.
Quais os tipos de metabolitos?
Existem três grandes grupos de metabólitos secundários: terpenos, compostos fenólicos e alcalóides (Fig. 2). Os terpenos são feitos a partir do ácido mevalônico (no citoplasma) ou do piruvato e 3-fosfoglicerato (no cloroplasto). Os compostos fenólicos são derivados do ácido chiquímico ou ácido mevalônico.
O que são metabolitos intermediários?
Metabólitos (ou intermediários metabólicos) são moléculas que constituem as vias metabólicas de degradação ou na biossíntese das biomoléculas. ... A ativação por antecipação ocorre quando um metabólito produzido no início de uma via metabólica ativa uma enzima que catalisa uma reação que ocorre mais abaixo na mesma via.
Quais são os metabólitos da cocaína?
A cocaína é metabolizada primeiramente em metil éster ecgonina e benzoilecgonina – ambos excretados por via renal, representando 75 – 90% do metabolismo da cocaína. Também são formados, em pequena quantidade, ecgonina e norcocaína (metabólito biologicamente ativo).
O que é biotransformação de xenobióticos?
Podemos dizer que a biotransformação de um tóxico consiste fundamentalmente em converter um xenobiótico não polar em um composto solúvel em água. Este é o mecanismo mais comum que os organismos usam para eliminar os tóxicos ambientais.
Quais são os principais tipos de metabólitos secundários?
Existem três grandes grupos de metabólitos secundários: terpenos, compostos fenólicos e alcalóides (Fig. 2). Os terpenos são feitos a partir do ácido mevalônico (no citoplasma) ou do piruvato e 3-fosfoglicerato (no cloroplasto). Os compostos fenólicos são derivados do ácido chiquímico ou ácido mevalônico.
Como ocorre a absorção da cocaína?
A cocaína tem boa absorção tanto por via oral, nasal, mucosa retal, quanto por via inalatória, com absorção por via alveolar. A vasoconstrição causada pela cocaína prolonga o tempo de absorção da droga, e o pico é atrasado quando ocorre pela absorção de mucosas.
Qual é a via de absorção da cocaína?
A via intranasal ou aspirada têm biodisponibilidade de 30%. Boa parte pó refinado prende-se a mucosa nasal, onde é absorvido pela circulação local. O efeito da cocaína pode ser sentido minutos após a primeira administração, com duração de 30 a 45 minutos.
O que é a biotransformação?
Biotransformação, transformação metabólica ou bioconversão é o processo em que substâncias como fármacos, nutrientes, dejetos e toxinas dentro de um organismo, passam por reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado.
O que é um metabolito primário?
Os metabólitos primários são aqueles compostos imprescindíveis ao desenvolvimento do vegetal, como as proteínas, os ácidos graxos, os polissacarídeos e a clorofila. ... A planta produz estes compostos para sobreviver e adaptar-se ao meio ambiente.