A superestrutura de uma ponte pode ter sua seção de duas formas: seção aberta e a celular. A seção aberta mais conhecida como T ou I é composta por longarinas, transversinas e lajes, que agem em conjunto formando uma grelha.
A Longarina da Unestaca é uma viga de sustentação adequada para apoiar degraus de uma escada ou uma série de estacas. Pode ser situada ao longo de uma estrutura resistente de edifício, ponte etc.
O cálculo da escada metálica directa sobre os suportes
As transversinas servem para travamento das longarinas, contribuem para aumento de rigidez do conjunto e aliviam as cargas sobre as longarinas, recebendo os carregamentos da laje. As transversinas têm a função de levar os esforços do tabuleiro para os aparelhos de apoio, servem para amortecimento da carga dinâmica.
Esconsidade é o complemento do ângulo formado pelo eixo longitudinal da ponte e o eixo do encontro. Em função desse ângulo, pode-se dividir as pontes em retas ortogonais (quando esse ângulo é 0°) e esconsas (quando esse ângulo é diferente de 0°).
Quanto aos materiais empregados, as pontes podem ser classificadas como: - Pontes de concreto (armado e/ou protendido); - Pontes metálicas; - Pontes mistas (aço/concreto, aço/madeira, etc.); - Pontes de pedras; - Pontes de madeira.