EQST

O Que So As Prticas Educativas Em Espaços No-escolares?

O que são as práticas educativas em espaços Não-escolares?

As práticas educativas se dão na interação com o meio social, político e cultural realizamos atividades que auxiliem o educando a buscar aprender a ter autonomia ao ser, pensar e agir.

O que são os ambientes não escolares?

Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG's, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços socioeducativos que surgem a todo momento.

Qual a atuação do pedagogo em espaços Não-escolares?

Este profissional pode atuar em editoras, ONGs, brinquedotecas, centros de reabilitação de jovens e adolescentes, empresas, hospitais e até mesmo em fóruns ou tribunais de justiça, integrando as equipes técnicas ou multidisciplinares.

Quais são as práticas educativas?

Definimos prática educativa como o conjunto das ações socialmente planejadas, organizadas e operacionalizadas em espaços intersubjetivos destinados a criar oportunidades de ensino e aprendizagem. ... Portanto, esclarecemos que não limitamos as práticas educativas à atividade de ensino e aprendizagem.

Onde ocorre as práticas educativas?

A educação não formal é aquela que se aprende no “mundo da vida”, através dos processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços de ações coletivas. O aprendizado gerado nestes espaços está vinculado a intencionalidades e propostas. Segue-se um roteiro e uma proposta pedagógica.

Qual o objetivo do espaço não escolar?

Sendo assim, a ação pedagógica no espaço não escolar está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.

Quais são os espaços não formais de ensino?

A educação não formal possui como uma de suas características a possibilidade de utilizar espaços diferentes daqueles utilizados pela educação formal. ... São exemplos de espaços de educação não formal as bibliotecas, museus, clubes de ciências, zoológicos, jardins botânicos e planetários.

Qual a importância da atuação do pedagogo em ambientes não formais?

Os resultados da pesquisa evidenciaram que a atuação dos pedagogos dentro em Organizações Não Governamentais se dá especialmente no trabalho voltado para a formação social dos educandos, visando seu desenvolvimento como ser humano, o que contribui para conciliar as ações educativas com a realidade vivida.

Quais as possibilidades e desafios do pedagogo fora do ambiente escolar?

Para tanto o pedagogo é um profissional necessário não apenas para a docência, do sistema de ensino, mas também pode trabalhar em empresas/hospitais ou outros espaços não escolares, devido às ações que realiza decorrentes de sua formação, tendo desafios e possibilidades.

O que diferencia o espaço ligado à educação não escolar?

A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.

Quais são as práticas educacionais?

No entanto, quando se fala de práticas educativas, faz-se referência a práticas que ocorrem para a concretização de processos educacionais, ao passo que as práticas pedagógicas se referem a práticas sociais que são exercidas com a finalidade de concretizar processos pedagógicos.

Qual a importância dos espaços Não-escolares na formação do cidadão?

Os estudos nos mostram que espaços fora do ambiente escolar, podem proporcionar recursos pedagógicos complementares. Essas diferentes formas de ensino possuem métodos didáticos diferentes do habitual escolar, produzem arte, experimentos, desfrutam de diferentes projetos e atividades esportivas.

O que são espaços formais e não formais?

A partir da análise das respostas, percebeu-se que as professoras entendem como espaço de Educação formal o ambiente físico da sala de aula, e que para o conceito de espaço não-formal foram encontrados dois padrões de resposta, um que relaciona tudo que acontece fora da escola com o ensino não-formal, outro que ...

O que é um espaço formal?

Uma escola é um exemplo clássico de um ambiente formal de ensino e educação. Nesse ambiente há espaços físicos e materiais destinados ao uso sistematizado com o intuito de se alcançar uma determinada aprendizagem (MARANDINO, 2017).

Quais são as pedagogias não formais?

De acordo com Libâneo (2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, profissionais, científicas, culturais, agências formativas para grupos sociais, educação cívica, etc., com atividades de caráter intencional.

Qual é o espaço de atuação do pedagogo?

O curso de Pedagogia forma o profissional do ensino qualificando-o também para atuar em espaços escolares e não escolares, possibilitando uma atuação profissional diversificada. Atualmente o pedagogo está inserido em áreas mais amplas, como em empresas, hospitais, ONGS, associações, entre outros.

Quais os desafios que o profissional de pedagogia enfrenta para além dos muros da escola?

A dificuldade da relação entre teoria e prática (que podemos encontrar na escola), no sentido de a docente apresentar dificuldades de dialogar o que ela apreendeu na formação inicial com sua atividade profissional, configura seu primeiro obstáculo.